10/11/2025

'O Diabo Veste Prada', prestes a ganhar sequência, sobe aos palcos de salto alto

Por Leonardo Sanchez/Folhapress em 10/11/2025 às 14:06

Divulgação
Divulgação

Nem parece que duas décadas se passaram desde a estreia de “O Diabo Veste Prada” nos cinemas. O frenesi a cada imagem vazada do set de filmagem de sua sequência, nas últimas semanas, é prova de que a base de fãs de Miranda Priestly continua fiel. Mas, antes disso, os palcos já davam mostras do apelo pop atemporal da história.

Depois de um longo período de gestação, a adaptação musical do filme dirigido por David Frankel e do livro escrito por Lauren Weisberger estreou em Londres sob olhares ansiosos. Nos palcos, “The Devil Wears Prada” vem seduzindo fãs há um ano, no teatro Dominion, todo reformado para receber a superprodução.

Também atraiu mais holofotes que o habitual para uma nova peça da West End, a equivalente da Broadway em Londres, o fato de ninguém menos que Elton John ter aceitado o desafio de traduzir a elegância e o humor cortante do filme de 2006 numa trilha sonora original. Além de ser um dos maiores nomes da música mundial, o sir britânico já compôs para outros sucessos dos palcos.

Sem intenção de vir ao Brasil tão cedo, “The Devil Wears Prada” é hoje um dos grandes chamarizes teatrais para os turistas que passam pela capital britânica. Com seu glamour, a montagem fez esta nova versão de Miranda Priestly, a icônica editora de uma revista de moda fictícia, subir ao palco de salto alto -mesmo que falte brilho ao aspecto musical da produção.

Elton John não repete o feito de emocionar, divertir e, ao mesmo tempo, soar pop o suficiente para emplacar a trilha sonora nos fones de ouvido, como fez em “Billy Elliot” e “O Rei Leão”. Ainda assim, faz um trabalho coerente, com melodias acompanhadas de letras por Shaina Taub e Mark Sonnenblick que se encaixam com facilidade na história de uma aspirante a jornalista que vai parar nas garras da temível e caprichosa editora.

Muitas das canções remetem à trilha sonora do filme -que tinha verdadeiros clipes musicais ao som de “Suddenly I See” e “Vogue” e à carreira do próprio Elton John, no que deve ser seu trabalho teatral mais autorreferente, musicalmente falando. Este mês, o elenco original foi ao estúdio para transformar a trilha em disco.

Mas diferentemente do filme, por mais irônico que pareça, o espetáculo não tem grandes momentos sonoros, tampouco coreografias complexas. E, também ironicamente, o guarda-roupa da produção está aquém de uma capa da revista fictícia Runway.

As protagonistas Miranda e Andy podem até se vestir à altura, mas o elenco de apoio é relegado a designs genéricos de uma passarela congelada no tempo, reproduzindo uma ideia de chique que é fruto de mera fantasia ou desconhecimento.

No elenco original, que segue em cartaz, Vanessa Williams assume o posto consagrado por Meryl Streep nos cinemas. Voz de “Save the Best for Last”, a atriz e cantora encanta com uma Miranda Priestly própria, caricatural na medida certa, mas com timing cômico aquém daquele apresentado pela diva de celuloide.

Também é mais afiada a Andy Sachs, a mocinha em apuros, do cinema. Georgie Buckland, assumindo o papel que foi de Anne Hathaway, atua e canta bem, mas está apagada quando divide a cena com Amy Di Bartolomeo. Esta, no papel da coadjuvante Emily, a assistente workaholic que já pertenceu a Emily Blunt, é divertidíssima.

No caminho do cinema para o teatro musical amplamente trilhado nos últimos anos, “The Devil Wears Prada” não é inventivo e independente o suficiente para se firmar como obra-prima, como foi o caso de “Moulin Rouge!” e “Kinky Boots”.

Mas está longe de ser um desastre, como “Uma Linda Mulher”, estando mais próximo de um grupo de sucessos comedidos habitado por “Beetlejuice” e “De Volta para o Futuro” -musicais que vieram do cinema com a proposta de divertir e agradar a quem já é fã. E “that’s all”, como diria Miranda Priestly.

The Devil Wears Prada

  • Avaliação: Bom
  • Quando: Segunda a sábado; às 19h30 e quarta e sábado; às 14h30
  • Onde: Dominion Theatre – 268 Tottenham Court Road, Londres, Reino Unido
  • Preço: R$ 180,00 a R$ 550,00 em devilwearspradamusical.com
  • Elenco: Vanessa Williams, Georgie Buckland e Amy Di Bartolomeo
  • Direção: Jerry Mitchell
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.