'O Agente Secreto' entra para a Criterion Collection por sua relevância estética e histórica
Por Folhapress em 15/01/2026 às 19:59
Os filmes “Valor Sentimental”, de Joachim Trier, “Foi Apenas um Acidente”, de Jafar Panahi, e “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, foram incluídos na Criterion Collection, conforme o anúncio divulgado pela distribuidora Neon. As três produções estão entre os títulos mais premiados da temporada.
A Criterion Collection é conhecida por publicar filmes clássicos e contemporâneos de todo o mundo em edições que oferecem a mais alta qualidade técnica e materiais suplementares originais. A entrada no catálogo costuma ser vista como um selo de relevância cultural e histórica, reservado a produções que marcam época e ampliam debates estéticos.
“Foi Apenas um Acidente” conquistou a Palma de Ouro do festival de Cannes de 2025, garantindo à Neon sua sexta vitória consecutiva no principal prêmio do evento. O longa também recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro, incluindo melhor filme de drama e melhor direção.
Enquanto “O Valor Sentimental” venceu o grande prêmio de Cannes, e acumulou oito indicações ao Globo de Ouro. O filme levou o prêmio de melhor ator coadjuvante para Stellan Skarsgård.
No caso de “O Agente Secreto”, a produção foi indicada a três categorias no Globo de Ouro 2026 e ganhou em duas, melhor filme em língua não inglesa e melhor ator em filme de drama, com Wagner Moura. Foi a primeira vez que um filme brasileiro conquistou duas estatuetas na mesma edição da premiação.
Os três títulos também foram pré-selecionados para a disputa de melhor filme internacional no Oscar 2026.