Movimento 'Samba da Tenda' comemora um ano com festival inédito de música no Centro Histórico de Santos
Por Folhapress em 02/12/2025 às 16:33
A cena cultural da região celebra a consolidação de um movimento que, em apenas um ano, está ajudando a reescrever parte da história do samba local. O Samba da Tenda, que iniciou sua jornada nas ruas do Centro Histórico, anuncia a realização da 1ª edição do seu festival anual no dia 6 de dezembro. O evento será uma celebração contínua de 12 horas de música e cultura, das 17h às 5h, no Vallum Garden, marcando o primeiro aniversário de uma trajetória de sucesso dedicada à valorização do samba tradicional.
Criado em 2024, o Samba da Tenda surgiu como uma iniciativa independente focada em reavivar a essência popular do samba de rua. Começando de forma espontânea na icônica Rua XV de Novembro, migrando em seguida para o bairro do Valongo, o movimento manteve uma dinâmica itinerante que reforçou sua identidade e sua vocação em levar o samba para diferentes cantos da cidade, ecoando a rica tradição musical santista. Sua rápida adesão e a capacidade de reunir diferentes gerações de artistas e público o transformaram em uma referência, que resultou na criação do festival, uma expansão que já integra o projeto ao calendário cultural da região.
Qualidade musical e encontro de gigantes
O “1º Festival Samba da Tenda” é um palco para o samba de alta qualidade, promovendo um grande encontro entre a tradição local e a força do eixo Rio-São Paulo. O line-up desta edição inédita é um verdadeiro presente, misturando a malandragem carioca e a força paulistana com a reconhecida identidade santista:
- Vinny Santa Fé (RJ): Conhecido por ser um dos grandes defensores do samba de raiz da nova geração, com forte presença em rodas tradicionais cariocas.
- Marina Iris (RJ): Uma das vozes femininas mais celebradas da atualidade, reconhecida por sua interpretação potente e repertório que valoriza grandes compositoras.
- João Martins (RJ): Compositor e cantor elogiado pela crítica, sendo uma das referências do samba contemporâneo que mantém o elo com a tradição.
- Carica (SP): Membro fundador do renomado grupo Sensação e um dos principais nomes da composição e produção do pagode e samba de São Paulo.
- Amigos do Bate Fundo (SP): Grupo consagrado na capital paulista, conhecido por manter viva a essência da percussão e do samba de quadra.
A representação da Baixada Santista estará a cargo de talentos como Didi Gomes, Abecca, Grupo Mistura, Ederson Santos e, claro, os anfitriões, os integrantes do Samba da Tenda. Os DJs NicaO, Limeira e Nanne Bonny garantem a pulsação contínua da festa.
Os fundadores do movimento
Os organizadores por trás do evento são Mariany Passos, a DJ “Nanne Bonny”, que também é gestora cultural e atua há 15 anos na área, tendo participado da idealização e gestão de projetos como o Simpósio do Samba e o Memórias do Samba Santista, e Gustavo Vasconcelos, o “Gustavinho”, que é cria do samba da Mangueira e atualmente intérprete oficial da Padre Paulo, campeã do grupo de acesso do Carnaval Santista em 2025. Ambos são fundadores do Samba da Tenda.
“O Samba da Tenda nasceu como um respiro da nossa história, um encontro do povo que se manifesta na rua. Ver essa roda, que começou na XV de Novembro com a força da nossa gente, se transformar neste festival de 12 horas é a prova de que a tradição do samba santista está mais viva do que nunca. É uma festa para a cidade, feita por quem ama e vive essa cultura.”, destaca Gustavo.
O evento reforça o compromisso do movimento com a arte, a história e o samba feito em Santos, reafirmando o papel da cidade na construção do samba paulista e nacional. “Essa festa se resume à essência do que somos, que é a conexão. Queremos garantir que Santos viva de fato uma festa inédita e única. É uma celebração para quem realmente ama e respira música de alta qualidade, feita para honrar a história e o futuro do nosso samba.”, finaliza Mariany.