Morre Ron Ely, que viveu Tarzan em série dos anos 1960, aos 86 anos
Por Folha Press em 24/10/2024 às 15:15
Ron Ely, que viveu Tarzan em série homônima da NBC de 1966 a 1968, morreu aos 86 anos. A informação foi confirmada por sua filha, Kirsten Casale Ely, que disse nesta quarta-feira (23) à Associated Press (AP) que o ator morreu em setembro, em sua casa em Los Alamos, na Califórnia. A causa da morte não foi divulgada.
“Ele era ator, escritor, treinador, mentor, homem de família e líder, escreveu Kirsten em uma postagem para o Instagram. “Ele criou uma onde poderosa de influência positiva onde quer que fosse. O impacto que ele teve nos outros é algo que nunca testemunhei em nenhuma outra pessoa -havia algo verdadeiramente mágico nele”.
O Tarzan interpretado por Ely era um homem solteiro e educado que, cansado da civilização, retornou à selva africana onde foi criado. Entre diversos intérpretes do “rei da selva” -originalmente criado em 1912 pelo escritor americano Edgar Rice Burroughs-, Ely foi um dos que formou a imagem do personagem.
Em 2019, o ator voltou aos holofotes devido a uma tragédia familiar: seu filho de 30 anos, Cameron, esfaqueou sua mãe, Valerie. Ele então foi morto pela polícia de Santa Bárbara, na Califórnia, com mais de 20 tiros.
Além de Tarzan, Ron Ely interpretou o personagem-título de “Doc Savage: The Man of Bronze”, filme de ação de 1975, e fez outros pequenos papéis na TV e no cinema. Também escreveu dois romances de mistério, “Night Shadows”, de 1994, e “East Beach”, de 1995. Em 2001, ele se aposentou de Hollywood para focar na família.
Segundo Ely, ele foi escalado para atuar como Tarzan de última hora. O ator original, um ex-jogador de futebol americano, desistiu após ser atacado por um chimpanzé. Na série, o ator trabalhou com tigres e outros animais, além dos chimpanzés, e fazia suas próprias acrobacias.
“Quando me ofereceram o papel pensei: ‘De jeito nenhum quero cair nessa armadilha. Você faz Tarzan e fica marcado para o resto da vida. Eu estava certo! Mas meu agente me convenceu de que era um programa de qualidade e que iria funcionar. Então, já estava em um avião para o Brasil para filmar o primeiro episódio”, disse.