Morre Roberto Biela, músico e fundador do Torto Bar, aos 63 anos

Por Santa Portal em 28/12/2024 às 07:00

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O músico Roberto Tranzillo Mendes, mais conhecido como Roberto Biela, morreu nesta sexta-feira (27), aos 63 anos, vítima de um câncer no pulmão. O cantor, tecladista e percussionista teve uma carreira marcada por seu talento e contribuições à música brasileira, sendo um dos fundadores do Torto Bar, um dos bares musicais mais tradicionais de Santos.

Biela iniciou sua trajetória artística em Santos, mas sua música ultrapassou fronteiras. Ele encantou plateias no Japão e na Espanha, promovendo a riqueza da MPB em casas noturnas internacionais. Nos últimos anos, fixou residência em São Paulo, onde se apresentou em diversos bares da capital.

Ao lado do jornalista e músico Julinho Bittencourt e de Alfredo de Rosato, Biela fundou o Torto Bar, que por mais de três décadas foi um símbolo da música de qualidade em Santos. Mesmo após seu fechamento, o local continua sendo lembrado como um marco cultural.

No início, o trio musical formado por Julinho, Biela e Luiz Cláudio de Santos era conhecido como “Jornal do Brasil”. Segundo Julinho Bittencourt, o nome “Torto” foi uma sugestão do pai de Biela, Nei, inspirado pela inclinação peculiar do prédio onde o bar estava localizado na avenida da praia.

Conheci Biela antes disso, no Carranca Bar, onde ele tocava com o Trio Jornal do Brasil, formado por ele, Julinho e o baixista Luís Cláudio. Ele sempre foi uma inspiração para mim. Ele é quatro anos mais velho, o que, na época, parecia uma enorme diferença. No início da minha jornada como músico, saía de casa para assisti-los tocar, absorvendo cada detalhe”, contou Michel Pereira.

Trio Jornal do Brasil – final dos anos 80

“Biela era muito mais que um músico talentoso e uma inspiração. Ele era uma força criativa, um grande ritimista e um cara que conhecia como poucos a obra de Chico Buarque. Deixou sua marca na música de Santos e na vida de todos que o conheceram. Sua falta será sentida, mas seu legado seguirá vivo nas boas lembranças que deixou” falou Pereira.

Roberto Biela deixa esposa e uma filha. O velório será realizado no Cemitério São Pedro, na Avenida Francisco Falconi, Vila Alpina, em São Paulo, neste sábado (28), das 10h30 às 14h30.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.