Morre Ricardo Schnetzer, que dublou Tom Cruise e Al Pacino, aos 72 anos
Por Folhapress em 05/02/2026 às 12:31
Morreu nesta quarta-feira o dublador Ricardo Schnetzer, aos 72 anos, em decorrência de esclerose lateral amiotrófica. Ele emprestou sua voz a nomes do cinema como Tom Cruise, Al Pacino, Richard Gere e Nicolas Cage.
A informação foi confirmada pelo sobrinho do dublador, Victor Vaz, numa publicação no Instagram. Seu tio também dublou o personagem Capitão Planeta e Carlos Daniel, da novela “A Usurpadora”.
A esclerose lateral amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva, acarretando paralisia motora irreversível. Não há cura.
Ocorre quando os neurônios dos pacientes acometidos pela doença se desgastam ou morrem e já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos.
Isso gera a curto e médio prazo enfraquecimento dos músculos, contrações involuntárias e incapacidade de mover os braços, as pernas e o corpo.