Livro Árvore da Educação auxilia pais a criar vínculos afetivos com os filhos
Por Alanis Ribeiro em 23/03/2024 às 13:00
Inspirada pela educação, a jornalista e professora Samantha Valdívia, de 38 anos, escreveu o livro Árvore da Educação, que será lançado neste sábado (23), das 15h às 17h, na Estação da Cidadania, na Avenida Ana Costa, 540, Santos.
A obra teve como ponto inicial, as paredes das salas de aula, e o convívio diário entre jovens e seus familiares, dessa maneira, indo além dos portões das escolas. Após anos de licenciatura, a autor percebeu que em determinadas situações os pais se sentiam ‘perdidos’ ou sem direcionamento para educar e criar um vínculo afetivo e sincero com os filhos.
“Muitos adultos acabam perdendo a magia e a imaginação da infância, mas elas podem ser encontradas facilmente através de brincadeiras e construções de laços afetivos, desde um tempo de qualidade juntos a uma simples conversa”, declara a autora.
Ao se lembrar do processo criativo da obra, a escritora destacou que a pandemia, que levou consequentemente ao isolamento social e o avanço da tecnológica, evidenciou ainda mais a necessidade de uma rede familiar preparada e humanizada.
“Eu senti a necessidade de ajudar os adultos a enxergarem as crianças e a seriedade de uma infância bem vivida com afeto e serenidade. O reflexo dos vínculos e memórias criadas hoje, serão vistos nos adultos de amanhã”, disse.
O livro contém abordagens pedagógicas e dicas práticas para auxiliar e melhorar a vida e educação em família, sendo ideal para pais, educadores e/ou qualquer outra pessoa que acredite na educação positiva.
Além disso, aborda sobre táticas de como (re)aproximar os pais, filhos e as instituições de ensino, com transformações de hábitos e reflexões sobre a influência adulta no crescimento das crianças e jovens. Incluindo, dez dicas de como viver uma vida plena e feliz em família.
Saiba mais sobre o livro
Com sede de mudanças, muito estudo e pesquisas, Samantha concluiu a criação do método educacional exclusivo chamado Árvore da Educação. Entendendo que as pessoas criam raízes e podem tomar caminhos diferentes ao longo da vida, igual as árvores, então, também devem florescer e se renovar a cada processo.
Fora as dez dicas apresentadas ao decorrer da obra, são apresentadas mais cinco fundamentos base: Autoconhecimento; Planejamento de tempo; Controle das emoções; Educação e Tecnologia com limites, tudo para possibilitar ainda mais a proximidade entre os envolvidos.
Informações adicionais
Árvore da educação; Editora Manhê, de Santos
Horário: Das 15h às 17h;
Local: Estação da Cidadania, na Av. Ana Costa, 540, Santos.