01/04/2025

José Trajano lança livro sobre futebol, memórias e cultura na Realejo Livros

Por Santa Portal em 01/04/2025 às 16:00

Reprodução/Instagram/@ultrajano
Reprodução/Instagram/@ultrajano

A tradicional livraria Realejo Livros, em Santos, recebe no próximo sábado (5), a partir das 16h, o lançamento do livro “1960 – Quando as estrelas ficaram vermelhas”, do renomado jornalista José Trajano. O evento terá entrada gratuita, sessão de autógrafos, bate-papo com o autor e música ao vivo.

Publicado pela Editora Onze Cultural, o livro transporta os leitores para a atmosfera vibrante dos anos 1960, acompanhando as memórias de um jovem Trajano de 13 anos. O ponto de partida é a conquista do América-RJ na primeira Taça Guanabara, uma lembrança inesquecível para o autor, que viu seu time erguer a taça pela primeira vez. A partir dessa paixão juvenil pelo futebol, o autor costura uma narrativa
rica em referências culturais, relembrando o Rio de Janeiro daquela época, suas ruas, cinemas, jornais e canções.

Com sua conhecida verve jornalística, neste novo título Trajano também aproveita para recriar o contexto social e cultural de um Brasil que começava a se transformar. Nesse sentido, o livro é um convite para revisitar o passado através dos olhos de um torcedor apaixonado, onde futebol, música e memória se entrelaçam.

Expoente do jornalismo esportivo

José Trajano é um dos nomes mais respeitados do jornalismo esportivo brasileiro. Com uma carreira sólida na cobertura do futebol, foi um dos idealizadores da ESPN Brasil e criou programas inovadores que mudaram a forma como o esporte é discutido na TV. Além de sua trajetória como comentarista, Trajano também se destacou como escritor, sempre trazendo sua paixão pelo futebol para suas crônicas
e análises.

Tradicional espaço cultural

A Realejo Livros, um dos espaços mais importantes para a literatura e a cultura no Brasil. Fundada há quase 24 anos e comandada pelo livreiro José Luiz Tahan, a livraria é reconhecida por sua curadoria especializada e por organizar eventos de grande relevância, como a Tarrafa Literária, festival internacional que reúne escritores e leitores em um encontro anual.

Mais do que uma livraria, a Realejo é considerada um ponto de encontro para amantes também de uma boa conversa. “Receber o José Trajano na Realejo é uma honra enorme. Além de uma referência no meio esportivo, é um contador de histórias excepcional. Quem vier ao evento terá uma oportunidade única de ouvi-lo num encontro imperdível”, destaca Tahan.

Durante o evento, os exemplares de “1960 – Quando as estrelas ficaram vermelhas” estarão à venda por R$ 89, tanto no local (Avenida Marechal Deodoro, 2, Gonzaga, Santos) quanto pelo telefone (13) 3289-4935, com opção de entrega a domicílio.

Música e vinhos

Durante o lançamento do livro, os convidados poderão apreciar a apresentação musical do duo Choro de Bolso, formado pelo violonista Marcos Canduta e pela flautista Débora Gozzoli. A dupla, que recentemente celebrou 25 anos de carreira, é um ícone da música instrumental santista e toca semanalmente em frente à Realejo Livros, mantendo viva a tradição musical da cidade.

O evento também contará com a presença de representantes da Merlô Vinho & Bossa, proprietária de um espaço onde o vinho é o principal instrumento de conexão entre pessoas, arte, música e gastronomia. A marca estará presente com rótulos sofisticados para os amantes da bebida.

Serviço
Lançamento:
“1960 – Quando as estrelas ficaram vermelhas” de José Trajano – Editora Onze Cultural (R$ 89,00)
Data: 5 de abril de 2025 (sábado)
Horário: 16h
Local: Realejo Livros – Rua Marechal Deodoro, 2, Gonzaga, Santos/SP
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.realejolivros.com.br

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.