Instrumentista da região busca ajuda para intercâmbio na Alemanha
Por Gustavo Sampaio em 23/04/2024 às 06:00
O instrumentista da Baixada Santista, Marcos Gomes, de 24 anos, está precisando de ajuda para conseguir concretizar seu sonho de estudar música no exterior. Para isso, o músico abriu uma vakinha online para receber ajuda com os pagamentos.
Intercâmbio na Alemanha
A ideia do músico é fazer o intercâmbio na Alemanha e, com isso, conseguir abrir caminho para virar um performista de sucesso na Europa.
Gomes faz parte da Orquestra Experimental de Repertório, e foi aprovado no festival na Alemanha para ser suplente e tocar no Festival Schleswig-Holstein.
“Esse intercâmbio envolve uma série de assuntos acadêmicos e técnicos, mas é basicamente uma grande estrutura de networking e contatos no exterior. Sempre tive o sonho de estudar na Alemanha e esse festival é uma grande porta de entrada. Dentro do festival tocarei em quatro orquestras e dois grupos de câmara além de me apresentar em recitais solo de piano”.
Começo na música
Gomes entrou no mundo da música muito novo, apenas aos seis anos. Ele foi convencido por um amigo da escola a participar do extinto projeto da Prefeitura de Santos, “Ver a Banda Tocar”, e foi neste projeto que Marcos começou a tocar trompete.
O instrumentista começou a estudar saxofone na Igreja da Pompéia, logo após o fim do projeto da Prefeitura de Santos. O projeto da igreja consiste até hoje em lecionar jovens membros e frequentadores da comunidade.
O músico aprendeu o contrabaixo em 2017, aos 17 anos, no também extinto projeto “Pão de Açúcar”. Também aos 17 anos, Marcos deixou de levar os instrumentos apenas como um hobby, e começou a entender a música como uma profissão.
Essa mudança de olhar sobre a carreira na música aconteceu quando Marcos percebeu que poderia viajar a trabalho, receber um salário, além de ir em eventos através da música.
Dessa forma, começou com a ideia de virar um instrumentista de prestígio, e o sonho de conseguir recursos para abrir uma escola na região da Baixada Santista e São Paulo para ensinar jovens.
“Meu objetivo de carreira e vida é me tornar um bom performista com prestígio e arrecadar fundos futuros para vir para o Brasil e abrir uma escola, difundir projetos e ensinar música na região da Baixada Santista e Grande São Paulo”.
Dificuldades da pandemia
O artista tenta arrecadar o dinheiro para a viagem após passar por momentos muito difíceis na pandemia. Marcos perdeu três familiares pela doença, além de diversos amigos por conta do isolamento.
“Acabei ficando muito mal psicologicamente, me afastando da música em si, sem conseguir trabalhar ou fazer minhas atividades. Fiquei dois anos longe da música por decorrência disso”.
Marcos só voltou ao mundo da música em 2022, quando um colega falou sobre uma oportunidade na música em São Paulo. “Hoje em dia estou estruturado, resido em São Paulo e tenho uma profissão e área de estudo”.
Vakinha
Para ajudar na Vaquinha, basta acessar o link. Já para doações inferiores ao valor mínimo da plataforma, basta fazer uma transferência PIX para a chave: 4641215@vakinha.com.br.
O artista também tem seu Concerto para Contrabaixo, que conta com uma pianista e um quarteto de jazz, além dele mesmo no contrabaixo. Segue o link para a compra de ingressos.