16/01/2026

Gustavo Mioto diz que 'surto de coragem' o levou da música à novela vertical

Por Ana Cora Lima/Folhapress em 16/01/2026 às 12:51

Gustavo Mioto/Instagram
Gustavo Mioto/Instagram

Gustavo Mioto, 28, nunca imaginou que faria uma novela. Cantor desde muito jovem, sempre teve a música como foco principal da carreira e, quando pensava em atuação, a ideia passava mais por filmes ou projetos pontuais do que por uma trama diária.

Ainda assim, foi um “surto de coragem”, como ele define, que o levou a aceitar o convite para fazer parte do elenco de uma novela vertical, de formato mais ágil, “Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário”. E ele não foi escalado para um papel qualquer: é o protagonista da trama, Diego.

“Nunca tinha passado pela minha cabeça fazer novela. Quando me chamaram, eu topei na hora, sem pensar muito. Sem planejar nada”, admite. “Na verdade, o que tive foi um surto de coragem (risos). Foi legal testar alguma coisa nova e totalmente diferente mas nunca passou pela minha cabeça ser ator”.

A experiência, segundo ele, foi mais leve do que imaginava, em parte porque o personagem, Diego, foi construído próximo de sua própria personalidade. As maiores dificuldades ficaram por conta das cenas mais intensas, de briga, agressividade e confronto físico.

“Eu sou muito calmo, nunca fui explosivo. Essas cenas de soco, tapa e assalto foram as mais difíceis”, conta. Ainda assim, Mioto diz que gostou do desafio.

As críticas, inevitáveis, ele garante que não foram um problema. Acostumado à exposição do meio musical, diz ter encarado os comentários negativos com naturalidade. Para Mioto, faz parte do jogo lidar com opiniões de quem nunca esteve do outro lado da câmera.

Paralelamente à atuação, o cantor vive um momento decisivo na carreira musical. Há cerca de dois anos, ele vem estruturando um projeto internacional. O álbum, ainda sem título, terá faixas em inglês, espanhol e português, e deve ser lançado no segundo semestre de 2026.

O inglês, idioma com o qual sempre teve mais intimidade, será predominante, enquanto o espanhol aparece em participações. “Passei a pandemia fazendo aulas de conversação. Hoje me sinto mais confortável, mas tenho que estudar melhor”, explica.

Fã declarado do country americano, Mioto tem passado temporadas em Nashville, no Tennessee (EUA), onde finaliza gravações e ajusta detalhes do projeto. Segundo ele, os últimos anos foram dedicados à estratégia, escolha de parceiros e planejamento para que o lançamento aconteça no momento certo.

Ao mesmo tempo, prepara um disco comemorativo pelos 15 anos de carreira, previsto para rodar em 2026, além de seguir compondo músicas que guarda para projetos futuros, mais autorais e experimentais.

Reservado, Mioto reconhece que o assédio aumentou após a novela, impulsionado também pelo bom momento da carreira e por cenas mais ousadas na TV. Ainda assim, faz questão de manter uma linha clara entre o artista e o indivíduo. “Gosto de separar bem o CPF do CNPJ. A vida pessoal precisa continuar sendo pessoal”, afirma. “Sempre fui discreto com relação à vida amorosa e prefiro manter assim”

Cuidar da saúde mental segue sendo prioridade. O cantor faz terapia até hoje e relembra que enfrentou um período mais delicado durante a pandemia. O processo, inclusive, ajudou na construção do personagem, em conjunto com a terapeuta e o preparador de elenco. Ao olhar para frente, Mioto resume suas expectativas em uma palavra: crescimento. “2025 foi um ano difícil, mas muito produtivo. Acho que 2026 segue nessa mesma linha”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.