29/05/2024

Festa de Portugal chega à 15ª edição com muitas novidades em Santos

Por Santa Portal em 29/05/2024 às 16:00

Divulgação/Fixe
Divulgação/Fixe

A 15ª edição da Festa de Portugal, maior evento da comunidade portuguesa na região, acontece nos próximos dias 8 e 9 de junho, no Centro Histórico de Santos, com entrada gratuita. No palco montado no Largo Marquês de Monte Alegre, em frente ao Santuário do Valongo, o público vai poder curtir, durante todo o final de semana, apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital.

Pela primeira vez, este ano, a cerimônia de abertura será feita dois dias antes do início da festa, no dia 6, quinta-feira, às 19h, no teatro do Sesc Santos, com a apresentação gratuita do músico Ricardo Araújo e seu show de guitarra portuguesa. 

No dia seguinte, sexta (7), outra novidade: a organização do evento programou uma ativação folclórica para resgatar uma tradição, que é fazer a sardinha portuguesa na brasa, na rua, com músicos tocando concertinas. O esquenta para a grande festa será no Bulevar da Rua XV de Novembro, em frente ao restaurante Tasca do Porto, das 18h30 às 22h, com venda de convites antecipados e renda revertida para a Escola Portuguesa.

Na mesma noite, será aberta a exposição fotográfica “Festa de Portugal em Santos: um encontro de gerações”, com imagens do fotógrafo Rodrigo Francisco. A mostra poderá ser visitada, gratuitamente, no hall de entrada da Construtora Phoenix (Rua XV de Novembro, 141), na sexta, das 18h às 22h, e no sábado e domingo, das 10h às 18h. 

Conforme José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa e organizador do evento, a Festa de Portugal já virou tradição na cidade e visa manter a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes espalhados por toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas com potencial de chegar a 90 mil em breve, considerando os descendentes com condições de obter a dupla nacionalidade.

“A festa caiu no gosto popular, porque Santos é uma cidade fundada, desenvolvida por cidadãos portugueses, na sua grande maioria são descendentes de portugueses. A festa cresceu rápido e teve uma popularização tão grande que as próprias pessoas começaram a cobrar quando seria a próxima festa”.

Para Rosário, o evento é importante para reafirmar a importância que os portugueses tiveram no desenvolvimento da cidade de Santos. “Portugal está no coração de todos. Quase todos nós temos um pezinho em Portugal, uma identificação, uma descendência, um sobrenome. A vontade da comunidade de ter um evento com aquela temática e nós de realizar um evento que fosse grande o suficiente para honrar a bandeira portuguesa”.

Comidas típicas

Um dos principais destaques da festividade, além da programação cultural, é a gastronomia. Pelo segundo ano consecutivo, a Praça de Alimentação principal do evento ficará no Arcos do Valongo num ambiente coberto, com mesas e cadeiras, proporcionando conforto e comodidade aos participantes da festa. No local, serão vendidos diversos pratos como arroz de braga, bolinho de bacalhau, sardinha na brasa, caldo verde; doces típicos, além de vinho, chopp, cerveja, refrigerante e água. Estarão presentes neste espaço o Restaurante Almeida, o Bar Goiás, a Manteigaria do Porto, a Vinhos e Tais, o Rei do Café, a Donana Sopas, a Casa da Madeira, o Típico Madeirense e a Escola Portuguesa com três barracas vendendo pastéis de nata e doces conventuais, arroz de braga e sardinha na brasa.

No mesmo local, haverá um espaço para os miúdos, que terá ainda, pela primeira vez este ano, contação de histórias com contos portugueses para as crianças e oficinas para as crianças, além de uma feira de artesanato com produtos portugueses. 

Outra praça de alimentação com comidas típicas também será montada nas dependências do Santuário Santo Antônio do Valongo, com as barracas e restaurante da igreja servindo pratos típicos, além de um stand do Laticinio Marcelo e outro da Escola Portuguesa, vendendo doces. 

Quem vai marcar presença na Festa de Portugal, pela primeira vez, é a Rota das Fábricas de Cervejas Artesanais de Santos: Estiva, Everbrew, Santista, Jurássica e Filomena. Elas estarão espalhadas por diversos pontos do evento vendendo cervejas de estilos variados.

Escola Portuguesa

A Festa de Portugal tem caráter beneficente e visa arrecadar fundos para a Escola de Portuguesa, que atende, em período integral, 120 crianças de famílias carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat. Parte da renda das vendas das comidas e artesanatos da festa será revertida para a instituição.

Além de educação pré-escolar gratuita, os alunos recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar, aulas de informática educativa e recreação. A manutenção da Escola Portuguesa é feita com a ajuda de padrinhos, que contribuem com 25% das despesas. A Prefeitura de Santos contribui também com 45%, os 30% restantes são apurados através de eventos como almoços, jantares e a “Festa de Portugal”.

*Números da festa*

4 dias de evento
6 espaços culturais
25 mil pessoas
8 apresentadores
8 grupos musicais
7 ranchos folclóricos
+ de 200 artistas
150 voluntários
40 profissionais envolvidos na produção
15 restaurantes e entidades com comidas e bebidas típicas
5 cervejarias artesanais
10 barracas de artesanato
18 mil doces portugueses

Serviço:
Festa de Portugal – 15ª Edição
Data: 
8 e 9 de junho (sábado e domingo)
Onde: Largo Marquês de Monte Alegre e Arcos do Valongo – Centro Histórico de Santos
Horário: Sábado,das 10 às 18 horas. Domingo, das 10 às 20 horas.
A Festa de Portugal é organizada pela Escola Portuguesa, tem co-realização da Prefeitura Municipal de Santos, apoio institucional das Comunidades Portuguesas e patrocínio master da Fixe.
Mais informações no site https://festadeportugal.com.br ou nas redes sociais @festadeportugal
Entrada gratuita.

Programação Completa

Dia 08/06 (Sábado)

Palco – Largo Marquês de Monte Alegre
10:00 Cortejo com o Bonde Português , partindo da Praça Mauá até o local da festa
11:00 Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa
13:00 Música Portuguesa com Zago Art Show
13:30 Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados Pelo Folclore
14:30 Banda Canto Portugal
15:30 Rancho Folclórico Cruz de Malta
16:30 Grupo Fado Por Acaso
17:00 Rancho Folclórico Casa do Brunhosinho
18:00 Banda Alma Lusíada

Espaço para os Miúdos – Arcos do Valongo
12h30 Contação de Histórias e oficina de confecção de brinquedos com Camila Genaro

09/06  (Domingo)

 Palco – Largo Marquês de Monte Alegre
10:00 Coral do Centro Cultural Português de Santos
11:00 Música Portuguesa com Tirolli Band
13:00 Rancho Folclórico Verde Gaio
14:00 Andreza Mariano e Banda
15:00 Rancho Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande
16:00 Ana Carla Lemos (fado)
17:30 Rancho Folclórico Típico Madeirense

Espaço para os Miúdos – Arcos do Valongo
12h30 Contação de Histórias e oficina de confecção de brinquedos com Camila Genaro 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.