Caetano Veloso canta música de José Miguel Wisnik com o filho Tom em single inédito
Por Lucas Brêda/Folhapress em 20/01/2026 às 12:06
No começo da década de 1990, Caetano Veloso se encantou pela música “Mais Simples”, uma composição de José Miguel Wisnik, mas nunca chegou a gravá-la. Agora, o tropicalista finalmente registra sua interpretação da canção do ensaísta e compositor, lançada em single que chega às plataformas de streaming na quinta-feira (22).
Na faixa, Caetano é acompanhado apenas por um violão, tocado por seu filho Tom Veloso. “[É] Uma canção que adoro desde que ouvi pela primeira vez, uma canção única. O violão de Tom me deslumbrou. Ele nem sabe quanto. Acho que isso aconteceu porque Zé Miguel é um santo da música”, o baiano afirmou, em nota.
A versão de Caetano para “Mais Simples” inaugura um novo EP de Wisnik, em que outros cantores interpretam composições dele, a ser lançado neste ano. Ele diz que a nova gravação veio após uma conjunção de desejos, pessoas e astros e que o tropicalista e seu filho extraíram “o sumo essencial dessa canção”.
“Mais Simples” foi lançada originalmente no álbum de estreia de Wisnik, autointitulado, numa parceria com a cantora Ná Ozzetti, em 1992. Quatro anos depois, a canção ressurgiu na voz de Zizi Possi, tendo batizado o 13º álbum da cantora e incluída na trilha da novela “Salsa e Merengue”, da TV Globo, naquele mesmo ano.
Caetano gravou a música com Tom Veloso no estúdio de sua casa, no segundo semestre do ano passado, sob produção de Lucas Nunes. A capa do single é assinada pela designer Elaine Ramos a partir de uma foto de Gal Oppido feita para o Grupo Corpo.
Os últimos singles inéditos gravados pelo tropicalista foram sua versão do clássico francês “La Mer”, lançado há dois anos, e “Um Baiana”, composição do próprio Caetano, do ano passado. A segunda delas, uma homenagem à banda BaianaSystem, integrou o disco que registra a turnê do baiano com a irmã, Maria Bethânia.
É esperado que Caetano lance um disco de inéditas neste ano.