13/01/2016

Biografia de Luiz Carlos Prestes é lançada em Santos por sua filha, Anita

Por #Santaportal em 13/01/2016 às 10:17

LITERATURA – A historiadora Anita Leocádia Prestes vem a Santos para lançar, na quinta-feira (14), às 19 horas, no Sindicato dos Metalúrgicos de Santos (Av. Ana Costa, 55), o livro “Luiz Carlos Prestes – Um Comunista Brasileiro”. Filha do homem que ficou conhecido como “Cavaleiro da Esperança” e companheiro de Olga Benário, a autora apresenta sua obra por meio de um bate-papo sobre a trajetória de seu pai.

A obra se diferencia das demais biografias de Prestes já publicadas pela diversidade de documentos originais aos quais a autora teve acesso ao longo de mais de 30 anos de pesquisa. Enriquecem o livro o acervo pessoal da historiadora e informações obtidas após uma vasta investigação em arquivos nacionais e estrangeiros. Neste trabalho de imersão na vida do “Velho” – como Prestes era conhecido entre os camaradas -, constam arquivos da antiga URSS e uma série de documentos referentes à atuação política do “Cavaleiro da Esperança”. Ao se deparar com relatórios e atas de reuniões, o leitor conhecerá as dinâmicas e discussões internas do Partido Comunista na época.

Anita nos apresenta ainda fotos e manuscritos de correspondência pessoal, algumas até então desconhecidas do público, que ilustram diferentes momentos da trajetória de seu pai. Todas essas referências qualificam a obra como a mais completa radiografia política do Cavaleiro da Esperança. Com 19 capítulos e mais de 500 páginas, o livro é leitura fundamental para quem deseja entender o legado revolucionário de Luiz Carlos Prestes para o Brasil.

Na opinião do também biógrafo, Fernando Morais, que assina a Biografia de “Olga”, “Luiz Carlos Prestes – Um Comunista Brasileiro” não é apenas um livro sobre Prestes ou sobre o partido. “É um livro sobre o Brasil”.

O evento é organizado pela Corrente Sindical Unidade Classista e tem o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Santos (Sindserv) e do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos.

A autora
Nasceu em 27 de novembro de 1936, na prisão de mulheres de Barnimstrasse, em Berlim, na Alemanha nazista. É filha dos revolucionários comunistas Luiz Carlos Prestes, brasileiro, e Olga Benario Prestes, alemã.

Afastada da mãe aos quatorze meses de idade, antes de vir para o Brasil, em outubro de 1945, viveu exilada na França e no México, com a avó paterna, Leocadia Prestes, e a tia Lygia. Em 1964, graduou-se em Química Industrial pela Escola Nacional de Química da antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 1966, obteve o título de mestre em Química Orgânica. Devido à atuação clandestina nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi perseguida pelo regime militar instalado no país a partir de 1964, levando a que, no início de 1973, se exilasse na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Julgada à revelia em julho de 1973, foi condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército brasileiro. Em dezembro de 1975, Anita Prestes recebeu o título de doutora em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou.

Em setembro de 1979, com base na Lei de Anistia, a Justiça brasileira extinguiu a sentença que a condenou à prisão. Em seguida, Anita voltou ao Brasil. Desde 1958, até o falecimento de Prestes, em 1990, atuou politicamente ao lado do pai, tornando-se sua assessora. Autora de vasta obra sobre a atuação política de Prestes e a história do comunismo no Brasil, é doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ, além de presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.