29/12/2025

12º Santos Film Fest abrirá inscrições gratuitas para filmes de todo o Brasil em janeiro

Por Santa Portal em 29/12/2025 às 11:00

Divulgação
Divulgação

O 12º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos abrirá inscrições para filmes de todo o Brasil a partir de meados de janeiro. As inscrições serão gratuitas e seguirão até o mês de abril. As informações completas, regulamento e link de inscrição estarão disponíveis em breve no site oficial e nas redes sociais do evento. Assim como nas edições anteriores, toda a programação será gratuita.

Tradicionalmente realizado no fim de junho, o festival de 2026 deve acontecer em agosto, em virtude do calendário da Copa do Mundo. A programação contará com mostras competitivas nacionais de curtas e longas-metragens, sendo os curtas divididos nas categorias ficção, documentário e animação, e os longas em ficção e documentário. O evento também promove a mostra regional competitiva, além da Mostra Humanidades, em âmbito nacional e regional, dedicada a filmes que abordam temas ligados à cidadania, direitos humanos e questões sociais.

O Santos Film Fest retoma três mostras pioneiras na região: a Mostra de Filmes de Terror, realizada na Cinemateca de Santos; a Mostra de Filmes Universitários; e a Mostra de Filmes Periféricos, criada pelo próprio festival e a primeira em Santos a adotar esse termo de forma específica, ampliando o espaço para produções oriundas de territórios periféricos. Retorna ainda a tradicional Mostra de Clássicos, realizada anualmente no Cine Arte, celebrando filmes que completam 40, 50 ou 60 anos e que inspirou o Cocine da Secult Santos a fazer uma mostra parecida no fim de 2025.

Consolidado como um dos festivais mais inovadores do estado, o Santos Film Fest foi o primeiro festival do litoral e do interior de São Paulo a contar com mostras competitivas nacionais de curtas e longas-metragens, além de ser o primeiro festival de cinema de Santos a ocupar mais de dez espaços culturais da cidade.

A edição prevê mais de 90 sessões, incluindo virada cinematográfica, palestras, lançamentos de livros, sessões com trilha sonora ao vivo, exposições, exibições em praças públicas, sessões em escolas e o Cinema Azul, voltado ao público PCD, reforçando o compromisso do festival com a democratização do acesso ao cinema.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.