Em Santos, mais de 15,4 mil passaram por testes de Covid-19 em drive thruDivulgação/Prefeitura de Santos

SANTOS - O Centro de Testagem para Covid-19 encerrou as suas atividades, nesta sexta-feira (22), com o balanço de 15.490 pessoas examinadas desde o início do drive thru, no estacionamento do Mendes Convention Center, em 13 de maio. Ao todo, houve 320 casos positivos (2,07%).

Nesta sexta, foram realizados 1.855 testes rápidos, com 44 amostras positivas.

O atendimento foi voltado aos munícipes com sintomas e trabalhadores de serviços essenciais, sintomáticos ou não. Os testes rápidos são usados para a triagem de casos suspeitos e indicam a presença de anticorpos do tipo IgM (fase aguda) e IgG (fase de cura). Ou seja, indicam se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combatê-lo no seu organismo.

Pessoas cujos testes rápidos deram resultado positivo também passaram, no drive thru, pela coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR, para confirmar ou descartar o diagnóstico.

“O alto grau de testagem é uma das principais ações no enfrentamento à covid-29. Sem testes, não há verdades, uma vez que não se configuram elementos técnicos para a tomada de decisões em curto e médio prazos. A testagem também possibilita às pessoas saberem se estão contaminadas”, afirmou o secretário de Saúde, Fábio Ferraz.

O secretário agradeceu ainda a dedicação das equipes de enfermagem, médicos, dentistas, agentes comunitários de saúde e profissionais administrativos que atuaram no centro de testagem. “Foi prestado um belo serviço aos santistas”.

noticia20205233727275.jpg
Divulgação/Prefeitura de Santos

noticia20205233746371.jpg
Divulgação/Prefeitura de Santos