Gosta de fotografar com celular? Fotógrafo Roberto Konda dá cinco dicas para fazer fotos bonitonasReprodução

MOBILE - Fazer fotos de paisagens, de animais, ou um autorretrato (ou selfie, termo usado hoje em dia) que se destacam no feed do Instagram não é exclusividade para câmeras profissionais. Aliás, já há fotógrafos profissionais que dão preferência a fotografar e tratar as fotos com o celular, a chamada fotografia mobile.  Se você se interessa pela área, ou quer dar um upgrade na qualidade das suas fotos, o fotógrafo Roberto Konda, que realiza de amanhã a domingo mais uma edição do seu disputado curso de fotografia básica (veja no fim desta matéria) deu cinco dicas de como fazer fotos ótimas usando apenas o celular:

1) Limpeza da lente
Quem nunca se deparou com uma paisagem perfeita para uma foto, e na hora de se deparar com o resultado, tudo ficou borrado? Uma lente suja pode acabar com a nitidez da foto, por isso, a primeira coisa a se fazer é limpá-la com um tecido para remover a gordura acumulada.

2) Resolução da imagem
Os celulares vêm com a função de “configuração” no aplicativo da câmera. Nela, a resolução da foto pode ser mudada, o que é muito útil caso precise ampliar a imagem para colocar em um porta-retrato, por exemplo. Mas Konda avisa: “Quanto maior a resolução da foto, mais memória do celular. Por isso, é bom colocar as imagens em um HD externo ou no computador e deletar as imagens do celular, para que ele não fique tão lento.”

3) Foco
O assunto principal da foto é onde deve ser direcionado o foco, seja no rosto ou numa paisagem. Portanto, quando encontrado um ponto específico de destaque, basta tocar na tela e a câmera irá direcionar o foco para aquele ponto. Outra coisa importante, segundo Konda, é apoiar o celular em uma superfície para evitar uma foto mais tremida. Esta é uma boa opção para modelos de smartphone mais antigos, já que os mais recentes conseguem estabilizar a imagem.

4) Zoom
Nos últimos anos os modelos de celular têm ganhado uma segunda opção além do zoom digital – o zoom óptico, que possui mais qualidade. Enquanto isso, o zoom digital até consegue se aproximar mais do objeto, mas a qualidade da foto será bem inferior. Caso o celular não possua a opção de zoom óptico, o jeito é se aproximar do objeto.

5) Escolha do local
Luz é um dos aspectos mais importantes da fotografia. A iluminação solar é considerada uma ótima opção pois é mais homogênea, ou seja, mais suave, melhor distribuída, portanto, a foto não deve ficar nem tão estourada nem menos nítida – isto é, dependendo do horário. É melhor evitar fotografar o sol do meio-dia, que é quando o sol fica no alto do céu e acaba deixando um contraste muito forte na foto, o que pode prejudicar especialmente fotos em retrato. Os melhores horários são os da manhã, que tem uma iluminação mais suave, e o fim da tarde, hora da famosa golden hour (hora dourada em inglês): tonalidades semelhantes ao nascer do sol, porém mais avermelhadas, que garantem um belo visual, isto é, desde que se aproveite para fotografar antes que escureça demais. Outra dica de Konda para fotografia ao ar livre é que o fotógrafo sempre se posicione de costas para o sol.

CURSO BÁSICO
Por falar no Konda, ele ministra de tempos em tempos um curso de fotografia muito concorrido. Que acontece de amanhã (13) a domingo (15) e está com inscrições abertas, inclusive. "Esse curso foi cuidadosamente elaborado para você que é amante da fotografia e quer aprender, do básico ao avançado, a essência de fotografar como um bom profissional. É um curso completo onde os participantes irão aprender a fotografar: paisagem, pessoas, assuntos estáticos e em movimento, esporte, teatro, still life (produtos), gastronomia, fotos para moda, book, macro/micro fotografia, flash dedicado, fotos com efeitos e técnicas de iluminação especiais, direção de fotografia, foto noturna, composição, Photoshop e muito mais. Durante o curso vamos dar dicas valiosas que somente os bons profissionais da área sabem", garante.

Para se inscrever é bem fácil: mande uma mensagem para o Konda no 98132-7071 ou ligue para ele no 3223-8757.