Novo Mercado de Peixe terá restaurante comandado pelo ex-Masterchef Dario CostaDIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE SANTOS

GASTRONOMIA - O novo Mercado de Peixes que está sendo construído na Ponta da Praia e será entregue em março contará com um atrativo mais do que especial: o Restaurante Paru Comida de Rua do Mar, do ex-MasterChef Dario Costa. Dedicado à gastronomia ligada ao mar, o estabelecimento está sendo erguido no mezanino e proporcionará aos frequentadores uma experiência diferente e informal para degustar os pratos elaborados pelo santista, que se consagrou como um dos principais chefs da região e de todo o País.

Com dois mil metros quadrados, o novo Mercado de Peixes tem 1.700 metros quadrados de área construída no térreo e 300 m² no mezanino, que será um espaço gastronômico. Terceiro colocado no 1º MasterChef Profissionais, reality show de culinária que foi ao ar pela Band, em 2016, Dario Costa venceu a licitação aberta pela Prefeitura para explorar comercialmente o espaço.

“As pessoas que estiverem no Mercado de Peixes poderão subir e contemplar a vista e, se quiserem, tomarão um chopp, uma bebida gelada, e degustarão uma especialidade da casa. Como tem foco no pescado, será um excelente atrativo dentro do Mercado”, explicou o arquiteto Glaucus Farinello, gestor do projeto da Nova Ponta da Praia.

E, com o restaurante, o novo equipamento público municipal entrará definitivamente para a rota turística da Cidade. “Dario já é um chef conhecido e isso potencializa o Mercado como um local também voltado ao turismo. Assim, a Ponta da Praia se torna um roteiro de lazer em que a pessoa pode passear, comprar ou até comer um peixe. E, ao lado, terá o novo Centro de Atividades Turísticas (CAT)”.

noticia20202145135373.jpg

COZINHA ABERTA
Na expectativa para o início das atividades, o chef Dario Costa explica que o Restaurante Paru vai proporcionar ao público uma experiência alternativa e agradável. Ao pedir e pagar o prato escolhido, o cliente aguardará em frente à cozinha, totalmente aberta. Quando a comida estiver pronta, ele mesmo a levará à mesa.

“Será como uma lanchonete e as pessoas também poderão comer em pé, se quiserem. Mas algo simples, como a maneira de entregar o prato, por exemplo, tem por trás algo muito complexo. O peixe é uma carne muito delicada, que exige muitos cuidados no manuseio e conservação”.

O cardápio será praticamente recheado de opções de pescado e frutos do mar, mas também vai oferecer algumas alternativas de carne e vegetarianas. O chef santista aposta no churrasco de frutos do mar como uma das principais pedidas, já que a iguaria é o carro-chefe de seu outro restaurante, o Madê Cozinha Autoral, localizado no Boqueirão. “A diferença é que no Paru as pessoas poderão escolher a proporção de camarão, lula, lagostim”. Pastel de frutos do mar e hot dog de linguiça de peixe também estarão no cardápio do novo espaço.

O ex-MasterChef explica o significado de Paru: é um peixe de sabor delicado, semelhante ao da pescada, e muito encontrado na região e em toda a costa do Brasil. No ramo dos negócios desde 2017, Dario Costa conta porque decidiu por um segundo estabelecimento, desta vez no novo Mercado de Peixes. “Eu queria um restaurante mais informal, democrático, e nada melhor do que um ambiente de comida de mercado para isso, porque é um local que reúne várias classes sociais”.