Santos Port Authority apresenta na segunda Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do PortoAgência Brasil
PORTO - A Santos Port Authority (SPA) irá apresentar na segunda-feira (17), às 11 horas, o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos. O ato é destinado à imprensa e acontecerá na Presidência da empresa.  A apresentação será feita pelo presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho, e pelo superintendente de Planejamento Portuário, Bruno Stupello.

O PDZ é um estudo que serve como fomentador de política pública, contemplando tanto as necessidades de movimentação de carga como as demandas dos municípios que sediam as instalações portuárias, propondo alterações de zoneamento e melhorias em acessos que deverão ocorrer na área do porto organizado.

“O novo zoneamento conferirá mais eficiência e racionalidade para garantir o crescimento do Porto. As principais diretrizes da nossa proposta são a eficiência operacional e a integração porto-cidade”, explica o presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho.

Quanto à eficiência operacional, o Plano prevê a consolidação de áreas para a clusterização de cargas, com aumento da participação do modal ferroviário nas operações de granéis sólidos e carga geral, notadamente celulose. No aspecto de integração com a cidade, o plano abrange soluções para interferências de acessos, destinação do cais do Valongo à movimentação de passageiros em navios de cruzeiro, e a elaboração de um plano mestre para preservação do patrimônio histórico.