Em apenas dois dias, ‘Mãos à Obra’ já mostra resultados em São Vicente


15 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 05/06/2019 às 09:44
Em apenas dois dias, ‘Mãos à Obra’ já mostra resultados em São Vicente Antonio Ferreira/Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente

SÃO VICENTE - Com apenas dois dias de atividades, o Mutirão ‘Mãos à Obra” já mostra resultados expressivos. Até agora, por onde passou, a ação promovida pela Prefeitura de São Vicente, que tem parceria com a Fundação Professor Manoel Pedro Pimentel (Funap), garantiu boas transformações à área visitada.

Por meio da parceria foi possível a disponibilização de 75 reeducandos, do regime semiaberto no Sistema Prisional do Estado de São Paulo, pela Penitenciária II de São Vicente. Divididos em dois grupos, eles vão auxiliar as equipes da Prefeitura nas frentes de trabalho. Trinta estão na Área Continental e 45 na Área Insular.

Nas atividades realizadas no Jóquei Clube, primeiro bairro da Área Insular a receber o ‘Mãos à Obra’, a maratona de serviços garantiu, apenas na etapa desta terça-feira (4), desobstrução de galerias pluviais na Rua Dom Duarte da Costa e Avenida Senador Salgado Filho. Ambas passaram por aplicação de Hidrojato e tiveram continuação na limpeza de suas calçadas. A Praça Matteo Bei também teve mais um dia de limpeza geral.

Na Avenida Vereador Wilson Thomaz e Rua Osvaldo Toschi, a etapa contemplou a retirada de entulho acumulado. A ação também garantiu a limpeza de um trecho do Dique Caxeta.

A melhoria na iluminação foi outro item incluído entre os serviços realizados e que chegaram à Praça Matteo Bei e a algumas ruas do bairro, como a Fernando Ferrari.

Na Área Continental, as equipes do ‘Mãos à Obra’ seguem promovendo limpeza, raspagem de piso, serviços de rastelo e roçagem na Avenida Angelina Pretty, um dos acessos aos bairros da região. Nesta etapa foi incluída a Ponte dos Barreiros, que já teve os serviços concluídos.

Com duração de um ano (maio de 2020), a ampla frente de trabalho que está sendo desenvolvida em São Vicente terá serviços como tapa buraco; limpeza de ruas e avenidas; pinturas de guias; varrição; capinação; reparos no sistema de iluminação, e fiscalização de calçadas irregulares, muros inacabados e terrenos abandonados.

Nesta quarta-feira (5), a ação prossegue na Avenida Angelina Pretti e no Jóquei Clube. As tarefas foram dividas de forma a atender, simultaneamente, a um bairro da Área Insular e a um da Área Continental. Além das melhorias que serão oferecidas aos munícipes, o ‘Mãos à Obra’ está colaborando com a ressocialização dos reeducandos.

Oportunidade
Enquanto estiverem atuando no Mutirão, os reeducandos terão direito à bolsa-auxílio no valor de 75% do salário mínimo e remição de pena. Todos receberam roupa de trabalho e equipamentos de segurança necessários às atividades. Os serviços são executados de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Coordenado pela Secretaria de Planejamento, o ‘Mãos à Obra’ tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), Secretaria de Obras Particulares (Seob) e Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi).