Carinho e reconhecimento marcam homenagem a Esmeraldo Tarquínio


73 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 12/04/2019 às 16:58
Carinho e reconhecimento marcam homenagem a Esmeraldo Tarquínio Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

SANTOS - “Símbolo de resistência, político honrado, homem à frente do seu tempo”. Palavras de carinho que foram ditas durante a tradicional homenagem ao ex-prefeito de Santos Esmeraldo Tarquínio, na data em que completaria 92 anos. A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (12), no Cemitério do Paquetá.

Foram depositadas rosas vermelhas junto ao mausoléu e houve homenagem da Velha Guarda da X-9, que cantou o hino da agremiação predileta do ex-prefeito. “A história de Tarquínio é um exemplo para todos os munícipes e já faz parte da cultura negra da nossa Cidade. É um legado que ficará para os nossos filhos”, disse o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Fernades.

Durante a solenidade, o filho do ex-prefeito, Esmeraldo Tarquínio Neto, lembrou da infância difícil que teve o pai, como construiu a sua vida e falou do seu amor pela Cidade. “Meu pai é um grande exemplo de pessoa e político. Ele criou uma identidade com Santos que outros não conseguiram e isso veio da facilidade que tinha de se relacionar e tratar as pessoas. Santos era sua razão de viver”.

O presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Ivo Miguel Evangelista, lembrou a todos que, em julho de 2017, foi conferida a Tarquínio a condição honorífica de prefeito municipal de Santos. “Ele foi um grande herói da nossa cidade. Pessoa em quem devemos nos espelhar sempre”, afirmou.

História
Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho nasceu em São Vicente, no dia 12 de abril de 1927. Foi vereador e deputado estadual, além de advogado, despachante aduaneiro e jornalista. Eleito prefeito de Santos em 1968 com cerca de 45 mil votos, foi cassado pela ditadura militar antes de tomar posse. Ele morreu em 10 de novembro de 1982, aos 55 anos, vítima de um acidente vascular cerebral.

A homenagem é uma realização da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.