Em sua 1ª edição de 2019, O Coletivo reúne mais de 50 marcas em Santos


73 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 12/04/2019 às 16:35
Em sua 1ª edição de 2019, O Coletivo reúne mais de 50 marcas em Santos Divulgação

SANTOS - A feira de criativos O Coletivo terá sua primeira edição de 2019 neste sábado (13) e domingo (14), no Salão Nobre da AABB Santos (Av. Ana Costa, nº 442 – Gonzaga), das 14h às 21h. A entrada é franca e o público já habituado ao evento pode se preparar para novas descobertas: mais de 50% dos expositores foi renovada em relação ao ano passado. Serão mais de 50 marcas nos segmentos de moda (feminina, masculina, agênero, praia e infantil), acessórios, papelaria, bem-estar, decoração e artes plásticas, reunindo uma amostra significativa do que há de melhor na produção artesanal da região.

Também participam convidados de outras localidades, sempre pautados pela inovação, sustentabilidade e empreendedorismo. “O crescimento da feira tem gerado uma grande procura e torna mais detalhado o trabalho da curadoria”, comentou a organizadora do evento, Aline Tolotti.

Além de contemplar cada setor, ela destaca a importância de garantir a diversidade de propostas, mesmo que para isso seja preciso contar com uma alternância de participantes a cada edição. Com isso, a criatividade e a inovação se tornam ainda mais determinantes para garantir vaga entre os participantes. “Mesmo que o produto final seja o mesmo, existem diferentes linhas de produção, modelos e ideias que permeiam o processo. Isso é levado em consideração”, disse.

A sustentabilidade é outro pilar de O Coletivo. A direção da feira promove o diálogo e compartilha informações sobre o tema, além de estimular que todos repensem seus hábitos de consumo e descarte de lixo, inclusive durante os dois dias de evento. A ação “Leve Sua Bag”, já habitual, reforça o uso de sacolas próprias de material reciclável não só pelo público, como também entre os próprios expositores.

Produtos sustentáveis, biodegradáveis ou ecológicos também estão em alta nesta edição. Novidades como canudos de aço inox, escovas de dente de bambu, copos de fibra de coco e bolsas com tecidos de reuso (resíduos da indústria têxtil) devem chamar a atenção do público.

Experiência e Networking
A experiência em circular pelos corredores da feira é ainda mais abrangente. Ali é possível não só descobrir itens únicos, mas inspirar-se pelas histórias que cercam cada iniciativa. Receitas com ingredientes naturais transmitidas através de gerações – entre elas as do Quintal da Veia, que assina o espaço gastronômico desta edição com cervejas artesanais e petiscos exclusivos –, objetos descartados que ganham nova funcionalidade, camisetas exclusivas inspiradas na cultura caiçara e cosméticos produzidos sem componentes que agridem a natureza rendem não só boas compras, como também muitas trocas de conhecimento. “Hoje dispomos de uma estrutura consolidada, mas faço questão de sustentar a essência de O Coletivo, que é o trabalho em grupo, a articulação da rede”, completou Aline Tolotti.

O evento contará ainda com atrações especiais como um estúdio de flash tattoo com os tatuadores Mallú e Renato e música ambiente com o DJ João Romualdo. No sábado (13), artistas dos estúdios Iba, Preo e Ramon Arzerra produzirão obras ao vivo, interagindo com o público (live painting). Já no domingo, 14, será a vez da tarde de autógrafos do livro “Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz”, de Graziela Gonçalves. A leitura ainda inspira o projeto “Livro Livre”, que democratiza seu acesso oferecendo livros e revistas para os clientes trocarem, nos dois dias de feira.

O Coletivo
Divulgar os trabalhos de artesãos e microempreendedores da região motivou a realização do primeiro O Coletivo, em 2015, no Bar Sí Queira, em Santos. Coube à artesã Aline Tolotti, de reconhecida trajetória no segmento na Baixada Santista, a tarefa de organizar o evento. A começar pela curadoria dos participantes, cuidadosamente planejada e obedecendo critérios que privilegiam a qualidade e sustentabilidade. A história da feira de criativas também é marcada pela captação de parceiros e pelo impulsionamento de diversos setores da economia circular da região. O resultado deste esforço levou a iniciativa a outros bares e espaços da cidade, estabelecendo-se de forma pioneira.

Desde 2018, O Coletivo passa a ocorrer em datas pontuais e em espaços com capacidade ampliada, para melhor atender seu público.

O COLETIVO - FEIRA DE CRIATIVOS
Data: Sábado e domingo, 13 e 14 de abril de 2019.

Horário: Das 14h às 21h.

Local: AABB Santos – Salão Nobre – 3º Piso

Endereço: Av. Ana Costa, 442 – Gonzaga – Santos (SP)

Entrada Gratuita - Estacionamento no Local