Festa e homenagens marcam entrega do VIII Estandarte Unisanta


33 dias atrás
Por: Rodrigo Martins/#Santaportal - Em 15/03/2019 às 23:56
Festa e homenagens marcam entrega do VIII Estandarte Unisanta Rodrigo Martins/#Santaportal

ESTANDARTE - Com muita festa e emoção, o VIII Estandarte Unisanta reuniu a comunidade do samba para a entrega dos troféus para os melhores do Carnaval deste ano, escolhidos através do voto popular, em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (15), na Chancelaria da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A edição deste ano do troféu, um dos mais tradicionais do Carnaval Santista, marcou um recorde de votação. Ao todo, 27.860 pessoas votaram pelo #Santaportal  nas escolas do Grupo Especial de Santos. Além disso, cerca de 500 mil pessoas acompanharam a transmissão dos desfiles, seja pela Santa Cecília TV, pelo #Santaportal ou pelas redes sociais do Sistema Santa Cecília de Comunicação.

O presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira, destacou a importância do prêmio e da cobertura que é feita pela Santa Cecília TV, não apenas no dia dos desfiles e na apuração, bem como durante a preparação das escolas.

“Hoje é um dos pontos importantes de valorização do Carnaval Santista, que o Sistema de Comunicação e o Complexo Santa Cecília fazem ao Carnaval Santista. Não é apenas hoje, o nosso planejamento começou durante o ano de 2018, já com o apoio às escolas de samba na divulgação dos enredos, sempre registrando os ensaios nos barracões, até chegar aos desfiles. Hoje estamos dando valor ao voto popular, a voz das arquibancadas. Estamos reconhecendo não só essas escolas vencedoras do voto popular, mas acima de tudo o esforço e a dedicação de todos os presidentes e suas diretorias. Lógico que uma tem que ser campeã e outras não vão ser contempladas. Porém, isso faz parte do concurso. O mais importante é que os que venceram e foram vencidos, estão irmanados aqui. O Carnaval Santista está acima de tudo! O Sistema Santa Cecília de Comunicação está mostrando essa beleza do Carnaval, sempre valorizando e divulgando a cultura da nossa região. Estamos aqui para parabenizar cada um deles, independentemente da classificação do jurado ou do voto popular, porque fazem parte dessa grande festa”, disse Teixeira.

Noite de homenagens
Antes da premiação das grandes vencedoras do Estandarte Unisanta, homenagens emocionantes foram prestadas nesta noite. Parentes de Sérgio Cipó, Rei Momo que faleceu recentemente, foram homenageados e receberam um buquê de flores da reitora da Universidade Santa Cecília, Silvia Teixeira. A Corte Carnavalesca também esteve presente ao evento.

Emocionado, o filho de Cipó, Leandro Nascimento, agradeceu a lembrança. “Meu pai sempre foi um guerreiro. Era o sonho dele ser Rei Momo. Mas, infelizmente, ele conquistou esse título e nos deixou. Meu pai sempre foi um grande batalhador, um exemplo para mim e para a minha família”, contou.

Ex-presidente da União Imperial e da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), Heldir Lopes, o Aldinho, também foi homenageado pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação.

Recentemente, Aldinho disse para pessoas próximas que estava pensando em ‘pendurar as chuteiras’ do Carnaval. No entanto, ele revelou que a decisão final ainda não foi tomada. “Eu não sei se vou parar, ainda não decidi isso. Estou pensando, sim (na aposentadoria). A União Imperial faz parte da minha vida e várias agremiações conversaram comigo. Vamos ver”, comentou.

Aldinho também valorizou a iniciativa do prêmio, destacando o papel do presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira, no fortalecimento do Carnaval Santista. “O Marcelo conseguiu que isso virasse qualidade, é um carinho pra escola que fez o melhor desfile. A gente sempre esteve junto com a Santa Cecília TV. É um incentivo maior a quem gosta e participa. Esse prêmio é da melhor qualidade. As agremiações adoram esse reconhecimento do povo, que é muito importante”, afirmou.

Outro homenageado foi o atual presidente da Liga das Escolas de Samba de Santos, Benedito Andrade, o Ditinho. Mesmo em recuperação de uma cirurgia, Ditinho fez questão de comparecer a festa de entrega do Estandarte Unisanta e, ao ser homenageado pela organização, resolveu quebrar o protocolo e dividir o troféu com os presidentes de todas as agremiações da elite do Carnaval Santista.

“Hoje é um dia para se comemorar, principalmente por esse trabalho feito com as escolas de samba, em mais um ano dessa parceria com a Santa Cecília TV, que valoriza o nosso produto. Hoje é um dia de se comemorar e muito mesmo. Na minha opinião, a importância desse prêmio é a valorização do sambista. A gente trabalha o ano todo, não só no Carnaval. Hoje é o dia de valorizar essas pessoas que fazem o Carnaval de Santos. Por isso, resolvi quebrar o protocolo e dividir esse prêmio com todos aqueles que dirigem essas escolas, pois são eles, junto com as suas comunidades, que fazem a grandeza do Carnaval Santista”, destacou.

O secretário de Comunicação Social de Santos, Flávio Jordão, representou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e também recebeu um troféu.

Premiação dos vencedores
Após as homenagens, foi a vez de os vencedores do Troféu Estandarte Unisanta serem premiados. A primeira escola a receber seu troféu foi a X-9, que ficou com a terceira colocação na disputa.

O vice-presidente da Pioneira, Josinaldo Santos, o Dô, agradeceu pelo prêmio, que representa a opinião do público. “O prêmio é importante por mostrar a vontade popular. Além disso, a Santa Cecília TV é uma grande parceira nossa de muitos anos. Foi um prêmio merecido, todas as escolas fizeram lindos desfiles. Não conseguimos o campeonato, mas estamos sempre entre as melhores e isso é muito bom para a nossa escola”, disse.

Logo em seguida, o presidente da Mocidade Amazonense, Daniel Marcelo dos Santos Tavares, recebeu o troféu de vice-campeã. “É gratificante, muito bom receber (esse prêmio) e saber que fizemos um grande trabalho aos olhos do público. Não fomos premiados com o título, porém o público reconheceu isso. As pessoas falam que a Amazonense é a segunda escola de todo mundo, mas a nossa agremiação está sempre entre as principais do Carnaval e queremos o título no ano que vem. Esse vice-campeonato no Estandarte Unisanta mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Depois disso, chegou a premiação da campeã. Ou melhor: das campeãs. Isso mesmo, o Troféu Estandarte Unisanta teve a União Imperial e a Sangue Jovem como as favoritas do público e, por isso, dividiram o título desse ano.

“A iniciativa da Santa Cecília TV é bem importante, um estímulo a mais para todos nós. A gente que faz um trabalho voltado para a comunidade e munícipes da nossa cidade, tem a possibilidade de votar nas escolas. Esse ano fomos contemplados, acho que porque o nosso trabalho foi bem feito. A reação do público é imediata, ele votou na hora do desfile, sente aquele momento de alegria, de um belo trabalho. Isso que faz o Troféu Estandarte Unisanta ser tão legal”, declarou o diretor geral da Sangue Jovem, Fábio Przygoda.

Já para o presidente da Verde e Rosa, Luiz Alberto Martins, o Pelé, a conquista do Estandarte Unisanta é motivo de alegria, por mais uma dobradinha da União Imperial: assim como no ano passado, a agremiação do Marapé ganhou o Carnaval Santista e o Estandarte Unisanta. “A importância é muito grande, pelo fato de termos feito um grande Carnaval e isso foi reconhecido pelo público. Temos a certeza de que a União Imperial fez um bom Carnaval, tanto que os jurados e o público reconheceram o nosso trabalho. Toda a conquista tem que ser comemorada, ainda mais por uma TV como a Santa Cecília, que cobre o Carnaval todos os anos. Estamos muito felizes por mais essa conquista para a União Imperial!”, afirmou Pelé.

Confira a pontuação de cada escola:
1º União Imperial – 9,99 
    Sangue Jovem – 9,99
2º Mocidade Amazonense – 9,71
3º X-9 – 9,5
4º Real Mocidade Santista – 9,3
5º Unidos dos Morros – 9,21
6º Vila Mathias – 8,59
7 Mocidade Dependente – 8,49

noticia20193164536990.jpg
Rodrigo Martins/#Santaportal