Unisanta recebeu palestra que abriu 10ª Semana do Jovem Empreendedor da ACS


73 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 15/03/2019 às 16:54
Unisanta recebeu palestra que abriu 10ª Semana do Jovem Empreendedor da ACS Fabiana Stelina/Departamento de Comunicação da ACS

ACS - Iniciada oficialmente na noite de quinta-feira (14), a 10ª edição da Semana do Jovem Empreendedor, organizada pelo  Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de Santos (ACS), lotou o auditório da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Antes de começar o seu discurso de abertura, o presidente da Associação Comercial de Santos,  Roberto Clemente Santini,  recebeu uma placa de homenagem e agradecimento aos 10 anos da ACS Jovem. Em seguida, Santini falou sobre a importância da iniciativa anual do núcleo jovem.  "Essa é a 10ª edição e desde o ano passado há um dinamismo diferenciado, cumprindo principalmente a missão preliminar de reunir os jovens e formar novas lideranças".

Santini destacou também que o meio universitário é o local ideal para fomentar o debate de ideias e adquirir experiências que, com certeza, contribuirão para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens e deu ênfase ao conteúdo diversificado da 10ª Semana do Jovem Empreendedor, assim como o nível dos debatedores.

Em seguida, o coordenador do ACS Jovem, Marcelo Teixeira Filho abriu a 10º Semana do Jovem Empreendedor e disse em sua fala que a iniciativa do evento tem por finalidade o fomento e o incentivo ao empreendedorismo.

"Finalidade que, há 11 anos, levou um grupo de jovens e empresários a criar o Núcleo Jovem da Associação Comercial de Santos, entre eles o meu grande amigo Elias Haddad, o qual hoje orgulhosamente sou coordenador. Junto com meu grupo de colegas atuantes, realizamos diversos eventos, cursos, palestras e workshops para abrir novas perspectivas econômicas na Baixada Santista”.

Marcelo Teixeira Filho lembrou que, por meio do empreendedorismo, é possível gerar novos empregos, aquecer a economia da cidade e criar novas mudanças no Brasil e no mundo.

Apresentação
A palestra da noite desta quinta ficou a cargo do presidente da fabricante de elevadores Ottis, Júlio Belinassi. Ele falou sobre tecnologia, inovação e transformação.

Belinassi enfatizou a mudança em dez anos das melhores empresas no mundo. Ele mostrou um estudo que apontou que, em 2008, a maioria das empresas se resumia em  petroleiras ou grandes conglomerados industriais. “É  importante ressaltar que muitas delas eram centenárias. Em 2018, onde pode-se considerar a maior revolução tecnológica, de dez empresas, sete são de tecnologia digital, como as empresas Apple, Google, Microsoft e Facebook”, disse.

"Qualquer negócio que você abrir será necessário o uso da tecnologia. Até uma simples padaria ou cafeteria. É preciso se reinventar e acompanhar as mudanças para não ser engolido pelo mercado".

O proprietário da Ottis contou que visitou uma empresa em Belo Horizonte e soube de um estande virtual para a venda de apartamentos populares.

"Quando a pessoa chegava para conhecer o imóvel eram feitas perguntas simples e básicas, tais como: se gostava de pets e de pizza. Após isso, o visitante colocava um óculos de realidade virtual e via o apartamento exatamente com coisas de seu agrado.  Via um gato ou um cachorro brincando na sala, uma pizza quentinha". Conclusão: foi constatado que as vendas feitas por meio dos óculos virtuais foram até 30% maior do que as de estandes convencionais, onde mostram apartamentos apenas decorados.

Com relação à Ottis, empresa de elevadores, apesar de ser a maior no mercado e bem conceituada, Belinassi mostrou a preocupação com a inovação. "Já estamos com vários projetos para trazer benefícios e que una a tecnologia à experiência”.

Dois exemplos foram explicados por Belinassi. O primeiro é que por meio do celular, utilizando um aplicativo para Android ou iPhone, quando a pessoa estiver se aproximando de casa, o elevador já pode ser acionado. “Isso otimiza o tempo para a pessoa chegar em casa”.

O segundo exemplo citado foi sobre a manutenção preventiva. Também, por meio do celular,  pode ser dado um diagnóstico de problemas futuros no elevador. "O aparelho é colocado no chão do elevador e são feitas 10 viagens do térreo ao último andar. Através do aplicativo são medidos os ruídos que podem mostrar que determinada porta não vai funcionar e com isso é feita a intervenção no equipamento, evitando problemas futuros”.

Além da tecnologia, outro destaque apontado por Belinazzi para fazer carreira é saber o idioma inglês. "Quem quer abrir seu leque e ter reconhecimento, precisa falar o inglês. A língua portuguesa só é falada em 4% do mundo, ou seja, muito pouco para quem quer evoluir".

E, para finalizar, o empresário destacou a importância de sonhar e utilizou a frase do economista João Paulo Leman: "Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Então, sonhe grande".

A programação da Semana do Jovem Empreendedor continua nesta sexta-feira (15) e segue até a próxima quinta-feira (21). O evento começa sempre às 19h.  A participação, que tem o patrocínio da Unimed Santos, Sicredi e G Pierotti, é gratuita e aberta a qualquer a qualquer interessado.

Clique aqui  e confira a programação completa da 10ª edição da Semana do Jovem Empreendedor.