Em solenidade, guardas municipais de Guarujá recebem armamento


73 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 15/03/2019 às 10:55
Em solenidade, guardas municipais de  Guarujá recebem armamento Divulgação/Prefeitura Municipal de Guarujá

GUARUJÁ - Um dia histórico para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá. Na última quarta-feira (13), aconteceu a cerimônia de entrega do armamento à corporação. O Decreto 12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo de calibre permitido pela GCM.

A cerimônia aconteceu na Sede da Guarda (Rua Dr. Carlos Nehring, 405 - Jardim Helena Maria) e reuniu diversas autoridades da Segurança Pública da Região, secretários municipais, representantes do Legislativo e sociedade civil.

“Estamos cumprindo mais uma meta de governo, que é equipar nossa guarda municipal e tornar a nossa Cidade mais segura. Parabenizo esses bravos homens e mulheres que desempenham sua função de proteger nosso patrimônio, proteger os cidadãos de Guarujá e Vicente de Carvalho”, declarou o prefeito Válter Suman.

Nesta primeira etapa, foram entregues 35 pistolas, de 200 licitadas. São pistolas Taurus PT 59 S – calibre 380. Além disso, os GCMs receberam o registro da arma e a identidade funcional (porte de arma). A expectativa é de que até o final do ano 70% da Guarda Municipal de Guarujá esteja armada.

Treinamento
Para ter autorização para o porte, o guarda deve comprovar a realização de um treinamento técnico de, no mínimo, 60 horas para porte de armas de repetição e 100 horas para porte de armas semi-automáticas. No total, 35 GCMs já passaram pelo curso de capacitação.

O treinamento técnico foi ministrado pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, por meio de um acordo de cooperação técnica com as secretarias de ambas as cidades. O acordo prevê, ainda, a formação de 150 guardas de Guarujá.

“Os guardas municipais precisam ter condições técnicas e de equipamentos para fazer a segurança pública de um modo geral. E é isso que o nosso governo tem feito, valorizado e investido na formação e aperfeiçoamento desses guerreiros”, afirmou o secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves.

Na mesma cerimônia, foram entregues os certificados dos sete guardas que participaram do Curso de Formação de Armeiros, ministrado pela Empresa Taurus no município de São Leopoldo/RS. Esta capacitação habilita os agentes a manusearem o armamento, realizarem manutenção preventiva e pequenos reparos nas armas.