NPH-Unisanta e Defesa Civil alertam para maré elevada a partir deste domingo


78 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 09/03/2019 às 21:10
NPH-Unisanta e Defesa Civil alertam para maré elevada a partir deste domingo Divulgação/Assecom Unisanta

SANTOS - O Instituto de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta e a Defesa Civil de Santos alertam que, devido ao avanço de uma frente fria, ocasionando ventos intensos na região costeira, a previsão é que o mar comece a ficar agitado na tarde de domingo (10), e na segunda-feira (11) as ondas podem ultrapassar 1,9 metros na região da Baía de Santos.

Além disso, o nível do mar previsto estará acima da tábua de marés. Na região da Baía de Santos, a maré poderá ultrapassar 1,7m no domingo às 17h e na segunda-feira por volta de 5h, representando um aumento de 40 e 50 cm respectivamente, em relação à tábua de marés.

No interior do estuário, esse aumento será maior, pois a previsão é que o nível do mar ultrapasse 1,9m.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à previsão de maré acima de 1,8 metros. Se a previsão se mantiver não são esperados impactos nas estruturas urbanas devido à intensidade e direção preferencial das ondas. Entretanto, há possibilidade de alagamentos pontuais nos períodos de maré elevada, podendo se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos e precipitação, conforme previsto pelos institutos de meteorologia.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Os moradores que desejam receber alertas da Defesa Civil podem enviar o CEP para 40199.