Virada Ambiental recolhe macro e microlixo das praias de São Vicente


5 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 12/01/2019 às 15:35
Virada Ambiental recolhe macro e microlixo das praias de São Vicente Carlos Lopes / Santa Cecília TV

MEIO AMBIENTE - A 3ª Virada Ambiental ocorre em São Vicente em diferentes pontos da Cidade até este domingo.

Neste sábado(12), ocorreram mutirões de limpeza de praias. A concentração ocorreu no Ilha Porchat Clube . Houve coleta de microlixo e resíduos flutuantes nas Praias da Biquinha, Gonzaguinha, Milionários, Praias das Velas e Itararé.

A programação teve início na sexta-feira (11), com o plantio de pau-brasil no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.

A programação segue em diferentes pontos da Cidade, com retirada de micro e macrolixo das praias, palestre sobre Energia Solar e exposição de produtos confeccionados através de reciclagem.

Na abertura, o organizador do evento, André Cavallero destacou que “na ultima coleta que fizemos de microlixo, arrecadamos 450 quilos de resíduos, o que corresponde a pequenos pedaços de plástico e bitucas de cigarro nas areias”. Segundo ele, a meta para essa edição é coletar meia tonelada de microlixo nas praias da cidade.

ONGs que trabalham com o mesmo foco também atuam nas ações. Nathalia Tanque é bióloga do GREMAR e participa anualmente de coletas de lixo nas praias.
“É importante que as pessoas saibam os tipos de consequência que esse tipo de lixo causa para o meio ambiente, além de ter mais consciência na hora de produzir a quantidade de lixo absurda e desnecessária que produzimos. Anualmente, coletamos cerca de 5 toneladas de lixo e 90% dos animais mortos que encontramos nas orlas das praias estão com lixo no estômago. É um numero muito alarmante”.

A 3ª Virada Ambiente tem por objetivo incentivar um estilo de vida mais saudável e sustentável. As atrações oferecidas são gratuitas, com educação ambiental, esportes, ações ambientais, coleta seletiva, incentivo à arborização, exposições de fotos, feiras artesanais com exposição de produtos criados com o conceito da reciclagem e diversas outras.

A realização é da Ong 100% ECO, Instituto Limpa Brasil e AmeRad - Associação Múltipla de Esportes Radicais. O evento tem o apoio da Sabesp, Solarprime - Energia Solarn, Projeto Anjos da Natureza, Guardaria Pana‘água, Gun Trip, Projeto Creres, Escola Técnica Circuito, Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Codesavi e também da Prefeitura Municipal de São Vicente, por meio das Secretarias de Esportes e Meio Ambiente.


Confira a programação:

Dia 13 (domingo)
9 às 15h - Feira de Exposições (EXPO ECO) – Exposição de produtos criados com o conceito da reciclagem e serviços relacionados ao tema meio ambiente.
Local - Praça Vinte e Dois de Janeiro, aberta aos interessados em expor seus produtos ou ações gratuitamente (é necessário que o expositor, leve a própria estrutura para a apresentação da sua exposição).



noticia20191123457874.jpg Carlos Lopes / Santa Cecília TV

Calendário