Enfeites de Natal são feitos com garrafas pet em São Vicente


17 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 27/11/2018 às 12:29

CLIMA DE NATAL - A arrecadação de mais de 70 mil garrafas PET irá permitir a confecção de vários enfeites de Natal em São Vicente. “Recebemos muitas doações e precisamos de mão de obra para confeccionar tudo. Por isso estamos abrindo espaço para as pessoas que queiram nos ajudar. Sempre que alguém vê o resultado final, fica impressionado. Então por que não fazer parte?”, diz Silmara Casadei, secretaria de Meio Ambiente.

No galpão do Parque Ecológico Voturuá (Avenida Dona Anita Costa, s/n - Vila Voturuá), onde acontecem as oficinas, o clima entre os participantes é de solidariedade e muita criatividade. Antes do início das atividades, os monitores receberam um curso de capacitação, no qual aprenderam a fazer alguns enfeites. No entanto, durante as oficinas, começaram a ter ideias e novos enfeites foram surgindo, como anjos, velas e bengalas.

“Vamos criando, enquanto fazemos uma coisa, já estamos pensando em outra, e assim vamos confeccionando. Fico tão admirada que todo dia mostro fotos dos enfeites para minha família. Eles ficam impressionados por ser com garrafa PET e também com meu comprometimento durante todo esse tempo”, conta Viviane de Melo França Cacino, uma das monitoras do Natal Espetacular.

Quem também está envolvido com o projeto são os internos do Centro de Reabilitação e Reinserção Social (Creres), serviço de acolhimento oferecido para o tratamento contra a dependência química. O processo de limpeza e preparação das garrafas faz parte da laborterapia, que consiste em exercício físico e trabalho manual. “ Eles se sentem estimulados, socializam e se divertem. Ocupar a mente é muito importante para a recuperação”, afirma Edmilson Carvalho Macedo, coordenador do Projeto Creres.

Interessados
O time de participantes é forte, mas faltando apenas um mês para espalhar os enfeites pela Cidade e muitas garrafas ainda não tratadas, o projeto está aceitando voluntários para acelerar o processo. As oficinas acontecem no Parque Ecológico Voturuá, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para ser voluntário não é necessário residir em São Vicente, nem apresentar documentação. Apenas chegar ao local com vontade de ajudar e procurar por um monitor. O interessado irá receber auxílio e ensinamentos para ser encaixado em alguma etapa.