Ativista ambiental denuncia sacrifício de animais saudáveis no Canil Municipal de Guarujá


7 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 09/11/2018 às 13:06
Ativista ambiental denuncia sacrifício de animais saudáveis no Canil Municipal de Guarujá Reprodução/Caderno Regional

DENÚNCIA – Uma ativista ambiental denunciou o Canil Municipal de Guarujá, localizado em Conceiçãozinha, por supostamente fazer eutanásia em filhotes de cães saudáveis. De acordo com Maria do Rosário Garcia, o Gaema de Santos acatou a denúncia e a expectativa é de que o caso vire um processo.

Maria do Rosário disse esperar que o diretor de Proteção e Bem Estar Animal, Carlos Eduardo Vargas e o prefeito, Valter Suman, sejam legalmente punidos.Vargas se pronunciou nas redes sociais e justificou que os cães tinham cinomose e, por medo de infectar para outros cães, precisaram ser eutanasiados.

noticia20181191734875.JPG

“O Canil Municipal recebe animais diariamente, fora os que já estão abrigados. Um certo dia, uma das veterinárias viu a necessidade em realizar o procedimento em animais que estavam muito doentes. Alguns dos filhotes até já tinham sido doados, mas foram devolvidos, porque tinham cinomose. Ela me passou a necessidade de realizar o procedimento para eliminar o vírus do ambiente para que isso não gerasse uma contaminação generalizada”, justificou o direitor de Proteção e Bem Estar Animal.

Para a ativista, essa resposta não foi o suficiente. De acordo com ela, segundo o protocolo da medicina veterinária, um cão que tem cinomose pode passar por tratamento. “Vários animais já foram curados dessa doença e hoje estão bem”, enfatizou. 

Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que o Conselho de Proteção e Bem Estar Animal da cidade vai prestar os devidos esclarecimentos sobre o caso nas próximas semanas. O grupo é formado por pessoas do poder público e da sociedade civil. 

 

Calendário