NPH-Unisanta e Defesa Civil emitem alerta de ondas de até 2 metros em Santos


62 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 12/10/2018 às 09:50
NPH-Unisanta e Defesa Civil emitem alerta de ondas de até 2 metros em Santos Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos

SANTOS - O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) e a Defesa Civil de Santos emitiram um alerta de maré alta e ondas de até 2 metros nesta sexta-feira (12), com a chegada de uma frente fria na região.

Já para o sábado (13), a previsão de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta é que a previsão é que essa agitação comece a diminuir no período da tarde.

Nos próximos dias o nível do mar estará acima das condições previstas pela tábua de marés, tendo alcançado 1,7 metros na Ponta Praia e 1,8 metros no interior do estuário, na tarde de ontem (11), por volta de 16h, e na madrugada de hoje (12), por volta de 4h.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à previsão de ondas acima de 2 metros e altura da maré de 1,8 metros no interior do estuário.

Por causa da intensidade e direção preferencial das ondas não são esperados fortes impactos oriundos da agitação marítima nas estruturas urbanas na Ponta da Praia. Entretanto, devido ao nível do mar acima do normal, podem ocorrer alagamentos pontuais ocasionados pela maré e associados à precipitação. Cabe também ressaltar que os impactos podem se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.