Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat foi exibida ao vivo pela Santa Cecília TV


16 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 08/09/2018 às 13:28
Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat foi exibida ao vivo pela Santa Cecília TV Maria Júlia Mariotti/Santa Cecília TV

SANTOS - A consagração de Nossa Senhora de Monte Serrat levou milhares de fieis as ruas de Santos na manhã deste sábado (8). A celebração começou com uma missa em frente à Catedral da cidade, realizada pelo bispo de Santos, Dom Tarcício Scaramussa. Depois, a Santa seguiu o seu cotejo até retornar ao Morro de Monte Serrat. A Santa Cecília TV transmitiu hoje (8) a missa, ao vivo e com exclusividade. Até o fim da procissão, um programa especial e flashes ao vivo trouxeram informações, além de curiosidades a respeito da padroeira de Santos.

A Renovação da Consagração de Santos foi realizada na frente da Prefeitura de Santos, após o encerramento da missa campal, acompanhada por milhares de pessoas. No local, a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira do município, recebeu os votos de consagração, antes de seguir cotejo pelas ruas da cidade.

O público fiel a Santa acompanhou a procissão até o Morro de Monte Serrat. Com muita festa, flores e queima de fogos, a consagração terminou com a volta da imagem até o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat.

A última missa deste dia, fechando a programação da padroeira da cidade, será realizada às 19h, no Santuário de Monte Serrat.

Santa Cecília TV  e o #Santaportal  são os únicos veículos de comunicação da cidade a mostrarem todos os detalhes da festa ao vivo. Dezenas de profissionais do Sistema Santa Cecília de Comunicação estarão envolvidos na transmissão de um dos eventos mais importantes da igreja católica na cidade.

noticia2018985143836.jpg
Maria Júlia Mariotti/Santa Cecília TV

Como Nossa Senhora do Monte Serrat virou padroeira de Santos  
Em 1614, durante a incursão de piratas holandeses à costa santista, boa parte da população de Santos, com medo, se refugiou no monte, onde havia a capela recém-construída pelo governador geral do estado do Brasil, D. Francisco de Souza, para a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat.

Segundo conta a história, o povo teria pedido proteção para Nossa Senhora. Logo depois, o caminho que era percorrido pelos corsários para alcançar a população refugiada desmoronou, resultando no soterramento da maioria dos invasores e a fuga do restante para os navios, que depois deixaram a região no dia seguinte. Em 1954, o Papa Pio XII confirmou o título de Patrona da Cidade de Santos para Nossa Senhora do Monte Serrat. Em 8 de setembro de 1955, o Cardeal Mota, de São Paulo, promoveu a coroação dela.

Devoção antiga  
A história da santa começou muito antes, no século VI, na Espanha. A imagem dela, que teria sido levada por São Pedro, ficou escondida em uma caverna da montanha Monte Serrat durante a invasão dos mouros, no século 8, e só foi encontrada quase 200 anos depois por pastores da região. A partir daí foi ganhando vários fieis, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat no meio cristão.

Naquele período, o Brasil estava sob o domínio espanhol (1580-1640) e a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat havia ficado pronta havia pouco tempo. A data da construção é incerta, mas o período mais aceito por pesquisadores é a primeira década do século XVII. Nossa Senhora do Monte Serrat é a padroeira da Catalunha e nesse período foram erguidas capelas em sua homenagem em outros lugares do Brasil, como Salvador.

noticia2018985251851.jpg
Maria Júlia Mariotti/Santa Cecília TV