Explosão na Usiminas deixa mais de 30 feridos e usina é evacuada em Ipatinga


122 dias atrás
Por: #Santaportal e Agência Brasil - Em 10/08/2018 às 17:28

(Atualizado às 18h52)

IPATINGA - Uma forte explosão assustou os moradores de Ipatinga, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais - a 220 quilômetros de Belo Horizonte. Em nota divulgada pela assessoria de comunicação, a empresa confirmou a ocorrência de uma explosão em um gasômetro da Usina de Ipatinga, em Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros confirma o número de 34 feridos, todos empregados ou prestadores de serviço.

O Corpo de Bombeiros divulgou dados atualizados e informou que o número de feridos era 34 e não 30, como havia sido divulgado anteriormente. Porém, nenhum deles está em estado grave. Uma pessoa teve ferimentos no rosto e outra teve uma suspeita de intoxicação. As demais tiveram quadros de mal súbito, em razão do pânico causado pela explosão, ou até mesmo pela inalação de gás. A nota diz ainda que algumas delas foram liberadas no início desta noite.

O Corpo de Bombeiros está na região. A área em torno da usina foi evacuada – residências, escolas e comércio. Uma equipe de brigadistas está na usina para fiscalizar se houve vazamento de gás. Por precaução, a canalização de gás foi bloqueada.


noticia20188105213621.jpg
Divulgação/Corpo de Bombeiros de Ipatinga

De acordo com imagens e relatos de moradores nas redes sociais, a explosão ocorreu em algum momento durante o dia. As imagens mostram fumaça escura e pessoas apressadas reclamando do odor de gás. A Usiminas não forneceu detalhes sobre o acidente.

Em boletim, o comandante do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Ipatinga, Major Nunes, veio a público para “tranquilizar a população” e informar que não há necessidade de evacuar os bairros próximos da usina, uma vez que o acidente está controlado.

De acordo com a nota, “um fator que favoreceu a menor gravidade da ocorrência foi o fato de a fábrica estar em horário de almoço no momento da explosão”.

A Usiminas tem forte atuação no setor siderúrgico, produzindo e comercializando planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos. É destaque no setor na América Latina. A sede administrativa é em Belo Horizonte.

noticia2018810532979.jpg
Divulgação/Corpo de Bombeiros de Ipatinga

noticia20188105320139.jpg
Divulgação/Corpo de Bombeiros de Ipatinga