Rússia diz que sanções dos EUA é uma 'declaração de guerra'


10 dias atrás
Por: ANSA - Em 10/08/2018 às 16:26
Rússia diz que sanções dos EUA é uma 'declaração de guerra' Reprodução/EPA

MUNDO - A Rússia afirmou nesta sexta-feira (10) que as novas sanções impostas pelos Estados Unidos, devido ao envenenamento do ex-espião Sergei Skripal, são "uma declaração de guerra econômica".

De acordo com o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, Moscou poderá reagir com "todos" os meios disponíveis, "com instrumentos econômicos, políticos e, se necessário, outros tipos".

Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu as sanções norte-americanas durante uma reunião com os membros do Conselho de Segurança do país. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, o encontro "enfatizou a completa ilegitimidade dessas ações do ponto de visto do direito internacional".

O ataque contra Skripal e sua filha, Yulia, aconteceu em março, na Inglaterra, e ambos sobreviveram. A Rússia é acusada de ter articulado a tentativa de envenenamento, mas sempre negou que tenha sido mandante do crime.

Skripal e Yulia foram expostos a uma substância química chamada Novichok, um agente nervoso desenvolvido pelo governo russo.

As sanções norte-americanas deverão valer a partir do dia 22 de agosto, colocando barreiras para exportação de bens de segurança para a Rússia.