Criminosos fazem vandalismo e destroem Arvorarte na Ponta da Praia


68 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 09/08/2018 às 19:57
Criminosos fazem vandalismo e destroem Arvorarte na Ponta da Praia Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

SANTOS - A Arvorarte, instalada em comemoração ao Dia da Árvore em 2016, na Praça Nossa Senhora do Carmo, no bairro Ponta da Praia, em Santos, foi alvo de vandalismo e teve sua estrutura totalmente destruída.

A ação criminosa ocorreu entre terça (7) e quarta-feira (8), provavelmente durante a madrugada, destruindo a instalação de quase quatro metros de altura e 100kg.

A instalação foi inteiramente confeccionada pelos alunos da Ecofábrica Criativa com o reaproveitamento de móveis e objetos de madeira descartados pela população, por meio do serviço Cata Treco, da Secretaria de Serviços Públicos. Suas peças somavam mais de 3 mil blocos de 14 espécies de madeira, tais como cedro, mogno, cabreúva, pau-marfim, cerejeira, cedrinho e maçaranduba.

Vandalismo
Por ano, a Secretaria de Cultura gasta, em média, R$ 100 mil em manutenção e limpeza dos 126 monumentos da Cidade. Os casos de vandalismo, como pichações e furto de peças, que são em sua maioria de bronze, ficam entre 25 e 30 por ano. Um exemplo foi o da estátua do surfista em frente ao Posto 2, no Gonzaga, alvo de vandalismo em 2014. Em conjunto com a estátua que homenageia o pioneiro do surfe Osmar Gonçalves, degradada por causas naturais, a restauração custou R$ 25 mil.

É possível denunciar casos de depredação de patrimônios públicos através do telefone 153, da Guarda Municipal.

noticia2018893940534.jpg
Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

Calendário