Papa diz estar 'profundamente triste' por mortes causadas por chuva no Japão


156 dias atrás
Por: ANSA - Em 09/07/2018 às 16:55
Papa diz estar 'profundamente triste' por mortes causadas por chuva no Japão Ansa

(ANSA) - O papa Francisco enviou nesta segunda-feira (9) um telegrama às autoridades eclesiásticas do Japão para lamentar as mais de 100 mortes provocadas por tempestades e inundações no país.

O documento foi escrito pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, em nome do líder da Igreja Católica."Profundamente entristecido ao saber da perda de vidas e das feridas provocadas pelas graves inundações no Japão, Sua Santidade Papa Francisco expressa sincera solidariedade a todos aqueles atingidos por essa tragédia", diz o telegrama.

O último balanço oficial já contabiliza 112 mortos, três feridos em estado crítico e 80 desaparecidos. A província mais afetada é a de Hiroshima, no sul do arquipélago, com 44 vítimas. O órgão meteorológico do país prevê menos chuvas nos próximos dias, mas alertou para o risco de deslizamentos.

O governo japonês mobilizou 73 mil agentes para as operações de socorro. Segundo a imprensa local, o número de mortes provocadas pelo mau tempo desde a última quinta-feira (5) é o maior das últimas décadas entre fenômenos climáticos, inclusive tufões.

"Profunda solidariedade ao primeiro-ministro Shinzo Abe e ao povo japonês. A Itália está ao lado do Japão e pronta a prestar a ajuda necessária", escreveu no Twitter o premier italiano, Giuseppe Conte.

Por conta das inundações, Abe cancelou uma viagem para a Europa e o Oriente Médio e adiou de 11 para 17 de julho a assinatura de um acordo de livre comércio com a União Europeia. Cerca de 6 milhões de pessoas já receberam ordens de evacuação.