Estudantes criam sistema de irrigação automatizado para utilização em hortas comunitárias urbanas


152 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 16/05/2018 às 16:19 - alterado em 16/05/2018 às 16:24
Estudantes criam sistema de irrigação automatizado para utilização em hortas comunitárias urbanas Divulgação/Assescom Unisanta

UNISANTA - Utilizar o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para fins profissionais, como uma porta de entrada ao mercado de trabalho nem sempre parece uma tarefa fácil de realizar. Que seja de utilidade pública, muito menos. Recém-formados, os alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Felipe Mielle, Kaue Santos, Ricardo Biangaman e Tainá Mara da Costa e Silva conseguiram completar a missão.

Desenvolver um sistema de irrigação automatizado, robusto e de baixo custo para utilização em hortas comunitárias instaladas em áreas urbanas surpreendeu os professores dos futuros engenheiros.

Com várias fases, o projeto foi testado pela primeira vez na Horta Comunitária Bons Frutos, situada à Rua Cel. Feliciano Narciso Bicudo, n° 434, no bairro São Manoel, em Santos.

A primeira destas foi para averiguar a adaptação de um sistema automático para aproveitar a água da chuva. Também foi desenvolvido e implantado o painel de controle do sistema de automação, responsável pelo ciclo de irrigação.

Segundo o orientador do custo, Alexandre Shozo, uma parte crucial durante o projeto foi a instalação do sistema de irrigação por gotejamento, que reduz ‘drasticamente’ o consumo de água e os custos da horta.

O orientador ainda disse que o trabalho dos estudantes teve um papel ecológico e social muito importante e que contribui com o desenvolvimento da agricultura em áreas urbanas, criando áreas verdes.

Calendário