Chuvas causam alagamentos em bairros e deslizamento de terra em comunidade de Cubatão


157 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 13/03/2018 às 13:20 - alterado em 13/03/2018 às 22:22
Chuvas causam alagamentos em bairros e deslizamento de terra em comunidade de Cubatão Paulo Mota/Divulgação Prefeitura Municipal de Cubatão

CUBATÃO - As fortes chuvas que caíram na madrugada e manhã desta terça-feira (13) causaram transtornos para os moradores das cidades da Baixada Santista. O município da região que mais foi afetado pela chuva foi Cubatão, que registrou até mesmo o deslizamento na comunidade Manthiqueira.

O desmoronamento ocorreu em uma parte da encosta na Rua Principal e a terra invadiu uma casa. Apesar do susto, ninguém ficou ferido com o deslizamento, porém os moradores tiveram que ser abrigados em casa de parentes. As equipes da Defesa Civil de Cubatão estão no local trabalhando na ocorrência.

Os bairros Vale Verde, Vila Nova e Parque São Luís também foram castigados pela forte chuva. As chuvas também causaram pontos de alagamento no Morro do Índio (Caminho São Marcos) e inundação no Caminho dos Pilões, perto do Rio Cubatão.

A Rede Telemétrica de Cubatão, ligada ao Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (SAISP) informou às 10h00 que o nível fluviométrico (dos rios) na área industrial está em 5,10 m e ainda com tendência de alta. No município, os valores pluviométricos são baixos e estáveis nos registros de todas as estações.

As chuvas nas cabeceiras do Rio Mogi levaram ao transbordamento desse rio e consequente alagamento das imediações da Avenida Engenheiro Plínio de Queiroz. O alagamento da área prejudicou as atividades de empreendimentos como o Ecopátio e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), dificultando também a passagem de veículos pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Agentes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) de Cubatão estão fazendo um desvio do trânsito na pista da Avenida Doutor Tancredo de Almeida Neves, no trecho que sai da Vila São José em direção à rotatória próxima ao Viaduto Rubens Paiva, devido ao alagamento e a um veículo que enguiçou no local. Outra equipe está auxiliando na fluidez do trânsito na área da Avenida Plínio de Queiroz, perto do Posto Paulínea, onde também ocorreu alagamento.