Polícia Ambiental flagra cativeiro de mais de 90 pássaros silvestres e multa casal em São Vicente


279 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 09/03/2018 às 17:28 - alterado em 09/03/2018 às 21:39
Polícia Ambiental flagra cativeiro de mais de 90 pássaros silvestres e multa casal em São Vicente Divulgação/Polícia Ambiental

SÃO VICENTE – Um casal foi multado por manter mais de 90 pássaros silvestres em cativeiro dentro de casa, nesta quinta-feira (9), em São Vicente. Os dois irão responder por crime ambiental e vão pagar multa de R$ 231.600.

Os policiais do 3° Batalhão de Polícia Ambiente foram até a residência localizada na Rua Cidade de São Vicente, no bairro Vila Margarida, após receberem denúncia indicando o endereço.

No local foram encontrados 90 pássaros silvestres nativos, sendo três da espécie bico de pimenta, seis patativas, cinco coleiros baianos, 24 coleiros papa capim, três bigodinhos, 12 trinca ferro, quatro tico-ticos, dois sabiás laranjeira, cinco galos de campina, 13 canários da terra, quatro curiós, dois tizius, um azulão, dois tiés sangue, um sanhaço e quatro tico-tico-rei-cinza.

Outros quatro pássaros exóticos, cuja distribuição geográfica da espécie não inclui o Brasil, também foram achados na casa, sendo um cardeal boliviano e três pintassilgos venezuelanos.

Quando os policiais chegaram ao local, um casal estava na residência. Eles afirmaram que são criadores de pássaros e que tentariam regularizar a situação dos animais.

A Polícia Ambiental emitiu um Auto de Infração Ambiental (AIA), procedimento administrativo destinado à ação ou omissão que viole as regras de proteção e recuperação do meio ambiente, no valor de R$ 231 mil. Enquanto isso, todos os pássaros foram encaminhados para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão.