Estandarte Unisanta premia melhores do Carnaval Santista e consagra "dobradinha" da União Imperial


95 dias atrás
Por: Rodrigo Martins/#Santaportal - Em 19/02/2018 às 23:58
Estandarte Unisanta premia melhores do Carnaval Santista e consagra "dobradinha" da União Imperial Rodrigo Martins/#Santaportal

CARNAVAL - Uma noite de festa e de emoção! Assim foi a cerimônia de entrega do VII Estandarte Unisanta, que reuniu os maiores representantes do samba na Cidade, na noite desta segunda-feira (19), na Chancelaria da Universidade Santa Cecília (Unisanta), para a premiação dos melhores do Carnaval Santista em 2018.

Em um ano no qual a palavra “superação” foi a grande marca de todas as escolas, o apoio do Sistema Santa Cecília de Comunicação ao Carnaval de Santos foi lembrado por todas as escolas como fundamental para que a edição deste ano da maior festa popular do país no município pudesse ser realizada com tanto brilho e sucesso.

“Tudo começa em agosto do ano passado, quando assumi a presidência. Já era em cima da hora para a organização do evento. Também havia uma indecisão sobre se ia ou não ter Carnaval, mas acabei chamando uma responsabilidade para cima de mim. Era o meu nome que estava em jogo. Então, de repente, tudo foi acontecendo, mas quando chegou aos 45 minutos do segundo tempo, veio a notícia de que a Santa Cecília TV não ia transmitir o carnaval. Meu Deus, deu aquele frio na barriga, precisava falar com o Marcelo (Teixeira). O Pelé (Luiz Alberto Martins, presidente da União Imperial e tesoureiro da Liga) e eu viemos falar com ele aqui na Santa Cecília. Durante a conversa, acho que eu consegui tocar o coração dele, falando da importância do Sistema Santa Cecília transmitir o maior evento de Santos. Afinal, a Santa Cecília TV é a TV dos grandes eventos”, disse o presidente da Liga, Benedito Andrade Fernandes, o Ditinho, que chegou a ir as lágrimas durante o seu discurso.

Antes de uma salva de palmas de pé para a direção do Sistema Santa Cecília de Comunicação, representado pelo seu presidente Marcelo Teixeira, e da Unisanta, na figura de sua mandatária Lúcia Teixeira, que também estava presente ao evento, Ditinho enfatizou que o apoio da Santa Cecília TV e do #Santaportal foram fundamentais para que o Carnaval Santista saísse fortalecido.

“O Marcelo nos atendeu e caíram lagrimas mesmo quando falei o que poderia acontecer com o nosso projeto de Carnaval, se não houvesse a transmissão da Santa Cecília TV. Quando ele atendeu ao pedido que fizemos, isso tocou o nosso coração e deu essa força para que o Carnaval fosse um grande sucesso”, afirmou.

Ditinho também lembrou que o Estandarte Unisanta, que premia as três melhores escolas do Carnaval de Santos, é mais um fator de valorização do evento na região, no Brasil e no mundo, afinal milhares de pessoas acompanharam a festa. “Acho que a importância do prêmio é muito grande, pois dá uma justa valorização ao trabalho do sambista para colocar esse projeto na rua. A pessoa vem aqui receber com o maior orgulho essa lembrança, que ela vai guardar para sempre. É muito importante essa valorização que o Sistema Santa Cecília de Comunicação dá para o mundo do samba”, ressaltou.

Entrega dos prêmios
Após os discursos, foi a vez das escolas receberem seus prêmios. A votação do Estandarte Unisanta deste ano teve aproximadamente 10 mil votos. O internauta pôde avaliar cada quesito das escolas do Grupo Especial, votando pelo hotsite especial de carnaval do #Santaportal: www.santaportal.com.br/carnaval .

A primeira escola a receber o seu troféu foi a X-9. Das mãos do assessor da presidência do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira Filho, o vice-presidente da agremiação, Luis Durante, recebeu o prêmio.

Durante falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido pela “Pioneira” neste ano, através do Estandarte Unisanta. “Para mim representa tudo, pois é um reconhecimento de todo o trabalho da X-9, no qual a comunidade toda se envolveu. (O Estandarte Unisanta) é um alento para a gente continuar fazendo o Carnaval. É uma força muito grande que o Sistema Santa Cecília deu para a gente nesse ano. Temos muito o que agradecer a vocês e ao Marcelo Teixeira. É difícil acreditar quando as coisas estão difíceis, mas vocês não abandonaram a gente. Não foi só um voto de confiança. Isso mostra que a maior festa popular do Brasil não pode acabar na nossa Cidade. Nós não deixamos essa bola cair e o Sistema Santa Cecília também não deixou isso acontecer. Não vamos deixar acabar o Carnaval nunca”, declarou.

Após a X-9, a Unidos dos Morros foi agraciada com o troféu de vice-campeã do Estandarte Unisanta. O secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, entregou o prêmio para o presidente da escola, Fábio Marques Tavares.

O mandatário da Unidos também agradeceu a premiação e enalteceu a importância de mais uma edição do Estandarte Unisanta. “É uma honra ganhar esse troféu, após perdemos o Carnaval por um décimo. É uma honra mais uma vez estar entre as melhores no Estandarte Unisanta. Só temos que agradecer a emissora e ao Sistema Santa Cecília de Comunicação, bem como ao seu presidente Marcelo Teixeira. Foi um Carnaval de superação para colocar a escola na avenida, com a ajuda e o apoio de toda a comunidade. Fizemos um grande Carnaval e estamos muito orgulhosos por esse prêmio”, comentou.

Por fim, chegou a vez da União Imperial, campeã do Carnaval Santista, fazer a “dobradinha” e levantar o troféu do Estandarte Unisanta. A presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, fez a entrega do prêmio para Luiz Alberto Martins, o Pelé, presidente da Verde e Rosa do Marapé.

O mandatário revelou toda a sua felicidade por mais uma conquista para a União Imperial. “É uma alegria muito grande após um trabalho de todas as escolas. A União Imperial ganhou merecidamente, não houve contestação do resultado, e o Estandarte Unisanta mostra que nós realmente merecemos, pois foi o povo quem votou. A alegria é imensa com mais essa conquista. Agrademos a Santa Cecília TV e ao Sistema Santa Cecília por esse apoio tão importante para todas as escolas”, disse.

Outros homenageados
O novo secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, que na época do Carnaval ainda era o responsável pela pasta do Turismo, esteve presente ao evento e também foi homenageado, recebendo um troféu das mãos do supervisor geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcos Bianchi.

“Sabemos todas as dificuldades que as escolas e o Poder Público enfrentaram, porém mais uma vez o Carnaval Santista mostrou a sua força. As agremiações fizeram um grande trabalho e apresentaram belos desfiles. E o Carnaval de Santos, como não poderia deixar de ser, teve a Santa Cecília TV mais uma vez ao seu lado. Esse prêmio mostra também o quanto é importante valorizarmos a cultura da nossa Cidade”, ponderou Leal.

O presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação e pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, entregou o último troféu da noite para Ditinho, presidente da Liga.

Sistema Santa Cecília de Comunicação reitera compromisso com o Carnaval
Com a entrega do VII Estandarte Unisanta, o Sistema Santa Cecília de Comunicação mostrou mais uma vez que está ao lado do Carnaval Santista. “(O prêmio) fechou com chave de ouro. É uma emoção muito grande para todos nós, porque foi um carnaval bem diferente, no qual as escolas tiveram que se superar, mas deram um show na avenida e a Santa Cecília TV também. É um grande esforço de todos, uma verdadeira superação, com muito trabalho e amor à cultura da nossa Cidade”, pontuou Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta.

Presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira lembrou a trajetória de parceria dos veículos cecilianos com o Carnaval de Santos. “Desde os seus primeiros passos, a nossa história ficou marcada pelos grandes eventos, até mesmo começando pelo Carnaval de 1997. De lá para cá, nós temos uma relação muito estreita com o mundo do samba. Isso faz com que a cada instante, a cada momento da trajetória da Santa Cecília TV, do #Santaportal e da 107,7 FM, e do Sistema Santa Cecília de Comunicação com um todo, nós estejamos trabalhando em prol de um produto muito importante para a Cultura e para a preservação da história da nossa Cidade. O Carnaval faz parte desse contexto, como a maior festa popular do nosso Brasil”, afirmou.

Reconhecendo o valor de tantos talentos da região no meio do samba, Teixeira destaca que o Sistema Santa Cecília de Comunicação procura sempre meios de promover o Carnaval Santista, quer seja com a transmissão ao vivo do desfile pela Santa Cecília TV, ou pelo Estandarte Unisanta, no qual internautas da Baixada Santista, do Brasil e do mundo puderam dar notas paras as agremiações, através do #Santaportal.

“Sabemos que precisamos estar próximos nesse momento. A Liga desenvolveu um trabalho que foi fundamental para que o Carnaval pudesse ter sido realizado neste ano. Também tivemos o apoio da Prefeitura Municipal, mas acima de tudo, o comprometimento do presidente Ditinho e da executiva da Liga, pois ele batalhou para que as escolas pudessem demonstrar na Passarela do Samba, cumprindo todos os requisitos para que a gente conseguisse cobrir, transmitir e mostrar um bom produto para todos os telespectadores, bem como aos internautas que acompanharam os desfiles no mundo inteiro pelo #Santaportal. Percebemos que, em um momento de dificuldade, as escolas se superaram e mostraram mais uma vez todo o potencial que tem o Carnaval de Santos. Queremos fazer com que esse produto seja cada vez mais valorizado. A Santa Cecília TV cumpriu também o seu dever, que é através de uma emissora regional como nós somos, levar o Carnaval para aqueles que gostam e apreciam um bom produto, como foi o Carnaval desse ano”, completou Marcelo Teixeira.

O supervisor geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcos Bianchi, reiterou a importância do Carnaval para a Santa Cecília TV. “É uma importância muito grande, não só para o Sistema Santa Cecília de Comunicação, mas como para toda a população de Santos e da região metropolitana da Baixada Santista. Para quem gosta de samba e para os nossos telespectadores, porque é um compromisso assumido com o público desde 1997, e nós não poderíamos deixar de estar ao lado do Carnaval de Santos. O nosso presidente (Marcelo Teixeira) é um homem do samba, ele queria transmitir, apesar de todos os problemas, e na sexta-feira (2), às 17h, a diretoria executiva deu o aval para a transmissão e nós fomos atrás para viabilizá-la. Não foi um trabalho fácil, mas temos uma equipe muito profissional, que coloca amor naquilo que faz, e todo o empenho foi recompensado com uma grande cobertura do Carnaval para o nosso telespectador”, encerrou.

Confira a pontuação de cada escola no Estandarte Unisanta:
1º União Imperial - 10

2º Unidos dos Morros - 9,99

3º X-9 - 9,96

4º Mocidade Amazonense - 9,6

5º Vila Mathias - 9,6

6º Real Mocidade Santista - 9,18

7º Sangue Jovem - 8,4

8º Brasil - 8,36