RETROSPECTIVA 2017: Santaportal relembra os fatos mais marcantes que aconteceram na Baixada Santista


172 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 31/12/2017 às 14:38
RETROSPECTIVA 2017: Santaportal relembra os fatos mais marcantes que aconteceram na Baixada Santista Montagem #Santaportal

BAIXADA SANTISTA - Passou rápido. Mesmo assim, o ano de 2017 deixou diversas marcas na história de cada cidadão. Entre as crises políticas, econômicas, além denúncias que abalaram o País ao longo deste ano, as cidades da Baixadas Santista também foram alvo de assuntos envolventes no jornalismo. Confira os fatos que foram revisitados pela equipe do #Santaportal para você lembrar o que já aconteceu.

JANEIRO
Começamos o ano com notícias tristes, um Incêndio de grandes proporções atingiu casas no Caminho São Sebastião, em Santos. O fogo teve início no segundo dia do ano. Tudo começou em uma casa próxima do trecho final da Avenida Jovino de Melo, na Vila Telma, às 21h. As chamas se alastraram para outras residências e ao todo, cerca de 200 barracos foram atingidos.

Alguns dias depois, outro incêndio tomou conta da cobertura jornalística. Após grande explosão , uma calamidade fez a unidade da Vale Fertilizantes ser evacuada.

No final do mês, um dos hotéis mais luxuosos de Guarujá foi cenário de filme de ficção. Explosão deixa feridos e destrói fachada de hotel do grupo Silvio Santos em Guarujá.

O primeiro mês do ano também marcou os 20 anos do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Uma programação especial marcou a data, com eventos como a Noite do Flashback, no Clube dos Ingleses, em Santos, em comemoração ao aniversário de 20 anos da Santa Cecília TV e aos 18 anos da 107,7 Santa Cecília FM. Sambistas da região também fizeram um samba especial em celebração ao aniversário do Sistema Santa Cecília de Comunicação.


FEVEREIRO
Em contrapartida, fevereiro deu a volta por cima com a festa de Carnaval. O Sistema Santa Cecília de Comunicação registrou os melhores momentos do carnaval santista com exclusividade. A X-9 foi a grande campeã do carnaval santista.

Além da comemoração cultural, o Hospital dos Estivadores foi liberado para funcionamento e em sua fase inicial, esteve apto para receber as primeiras gestantes no equipamento de saúde.

No entanto, o mês também teve notícias ruins, como aconteceu com banhistas que foram a praia do Itararé, em São Vicente, e ficaram intrigados com a quantidade de peixes mortos trazidos pela maré para a faixa de areia. Em toda e extensão da orla era possível encontrar peixes mortos de vários tamanhos.

MARÇO
Foi ainda mais complicado acordar e ir para o trabalho ou fazer os afazeres no dia 15 de março. O dia começou com uma Greve Geral, na qual os ônibus deixaram de circular pela manhã e manifestantes fecharam a Cônego Domênigo contra a Reforma da Previdência. O VLT também não funcionou.

Uma denúncia anônima intrigante fez com que a Polícia Militar encontrasse pé de maconha dentro de uma casa no morro do José Menino, em Santos.

ABRIL
Abril foi um mês doloroso. Na Baixada Santista, três jovens foram vítimas de tragédias que abalam a população até os dias atuais e continuarão na memória para que situações como estas não se repitam.

O estudante David Pereira Serafim, de 19 anos, que foi baleado acidentalmente durante uma abordagem da Polícia Militar , em São Vicente. O jovem ficou internado em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos. Ele estava com um amigo em uma motocicleta, quando foram abordados pela PM.

Alguns dias depois em Santos, Matheus da Silva Nascimento, de 17 anos, foi atropelado por outro jovem que dirigia um carro de luxo em alta velocidade, e não resistiu aos ferimentos . O condutor tentou fugir, mas foi detido por algumas pessoas que estavam no local no momento do acidente e que chamaram a polícia. Matheus e seu pai estavam voltando de uma jornada de trabalho, o impacto da colisão fez com que o garoto fosse arremessado a uma distância de 20 metros. O pai sobreviveu.

Após sair da casa da namorada, Gabriel Aquino Muniz de Souza, de 19 anos, foi encontrado morto com perfurações de faca no abdômen em São Vicente. O jovem foi vítima de latrocínio, roubo seguido de morte. No mês em que aconteceu a tragédia a polícia ainda não tinha identificado a procedência do crime, mas não descartaram a possibilidade de ter sido em razão de um assalto, visto que a bicicleta em que o garoto estava não foi encontrada - ela seria encontrada meses depois, em frente ao Fórum, durante a primeira audiência do caso.

MAIO
Na Praia Grande, um homem tentou ajudar duas mulheres a atravessarem a via Expressa Sul . Mas, Ângelo Andrade Santana, de 36 anos, foi atropelado em seguida e por causa da gravidade dos ferimentos ficou internado no Hospital Irmã Dulce (HMID) e ficou em coma, enquanto seu filho nascia.

Também no Irmã Dulce, dois homens se passaram por médicos para tentar extorquir dinheiro de pacientes . Essa foi a segunda vez que a direção do hospital identifica esse tipo de ação. Os criminosos se identificaram com o primeiro nome para acessar a lista de pessoas internadas.

Agner Eduardo Santos, de 36 anos, assessor de vereador foi baleado em São Vicente e morreu após um mês de internação no Hospital Municipal da região. A vítima faleceu em virtude de complicações cardiorrespiratórias depois ser baleada no rosto durante uma tentativa de assalto.

JUNHO
Antes da virada para o segundo semestre de 2017, em Mongaguá detentos fugiram de presídio superlotado . Pelo menos quatro presos escaparam do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no bairro Balneário Arara Vermelha. A unidade conta com 2.649 detentos, mil a mais em relação a sua capacidade - estimada em 1.640 presidiários.

JULHO
Um jovem morreu após ser atropelado por VLT em São Vicente . O adolescente sofreu uma parada cardiorrespiratória e chegou a ser levado para atendimento no Hospital Municipal, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Segundo informações, o garoto estava com uma arma sem poder de fogo no momento do acidente.

Em 2017, o FGTS deu assunto para diversas pautas. Mas, em julho uma quadrilha chamou a atenção da mídia e preocupou os santistas. Sete homens foram presos após realizar saques de contas inativas do FGTS em uma agência bancária, em Santos. A quadrilha foi presa em flagrante, sendo que quatro deles já haviam sido presos anteriormente. Com os criminosos foram encontrados mais de R$ 13 mil.

Mas o grande destaque de julho ficou para a nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, que fez história ao se tornar tricampeã mundial. Ana Marcela venceu os 25 km da maratona aquática do mundial da Hungria. Com uma arrancada fantástica nos metros finais, a nadadora completou a prova em 5h21m58s. Na mesma competição, a atleta da Unisanta ainda ganhou uma medalha de prata e doiz bronzes. Outro nadador da Unisanta a se destacar no Mundial de Budapeste foi Nicholas Santos, prata nos 50m borboleta.

AGOSTO
Acontecimentos excêntricos fizeram dos dias de agosto mais rápidos e significantes para este ano. Contudo, a Santa Cecília TV junto ao #Santaportal trouxeramuma cobertura especial e ao vivo do Troféu José Finkel, disputado no Complexo Aquático da Unisanta.

A Unisanta ficou com o segundo lugar no quadro de medalhas e em terceiro na classificação geral. O Pinheiros foi o primeiro colocado. Além disso, o time ceciliano teve a atleta mais eficiente: Joanna Maranhão. No feminino, a Unisanta ficou em segundo lugar, enquanto no masculino, os donos da casa fecharam o campeonato na terceira posição. A equipe ceciliana faturou 30 medalhas durante toda a competição.

Antes de ser inaugurado, um supermercado se quer pôde abrir as portas. O proprietário foi preso em flagrante por receptação. O estabelecimento em Santos, no bairro Rádio Clube, na Zona Noroeste, tinha 16 toneladas de produtos roubados .

No mar, um acidente causou a queda de 45 contêineres de um navio mercante brasileiro "Log in Pantanal" que aguardava para entrar no Porto de Santos. A entrada e saída de embarcações foi interrompida em razão de desabamento e, além da fatalidade, moradores próximos aproveitaram a situação para pegar mercadorias destes cofres de carga.

Maré baixa não é novidade, mas no dia 22 de agosto a saída do mar revelou destroços de um navio enterrado na areia da praia próximo ao Embaré, bairro de Santos, localizado no canal 5. Os restos submersos foram encontrados por funcionários da Terracom durante limpeza diária da orla.

SETEMBRO
A consagração de Nossa Senhora de Monte Serrat levou milhares de fieis as ruas de Santos na manhã do dia 8 de setembro. A celebração começou com uma missa em frente à Catedral da cidade, realizada pelo bispo de Santos, Dom Tarcício Scaramussa. Depois, a Santa seguiu o seu cotejo até retornar ao Morro de Monte Serrat. A Santa Cecília TV transmitiu a cerimônia ao vivo e com exclusividade.Até o fim da procissão, foram exibidosflashes ao vivo com informações e curiosidades a respeito da padroeira de Santos.

Outra tragédia envolvendo um jovem aconteceu durante o ano. Desta vez, com Matheus Garcia Vasconcelos Alves, de 24 anos, ex-estudante da Unisanta. O jovem pediu um uber com destino a Rua Nicolau Guirão Perez, no Centro de São Vicente, à noite para ver uma amiga e nunca mais voltou. Matheus foi assassinado com tiro na nuca após uma suposta tentativa de assalto . Mais tarde, foi constato que a ação criminosa não fazia parte de um latrocínio e sim, de uma emboscada envolvendo um ex-soldado da PM que estaria com ciúmes do jovem com a namorada.


O Sistema Santa Cecília de Comunicação, na pessoa de seu presidente Marcelo Teixeira, recebeu no dia 20 de setembro uma homenagem da Câmara de Santos pelos 20 anos de prestação de serviços editoriais pela Santa Cecília TV , em toda a Baixada Santista. A cerimônia aconteceu no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A propositura foi feita pelo vereador Francisco José Nogueira da Silva, o Chico do Settaport (PT). Dias antes, o presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação e pró-reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) também havia sido homenageado na Câmara Municipal de São Vicente. Teixeira recebeu a medalha Cellula Mater da Nacionalidade, pelos relevantes serviços prestados à municipalidade através da Santa Cecília TV.

Marcos Magário, um médico, que necessitava de doadores com sangue tipo O para lutar contra a leucemia , gerou uma Campanha nas redes sociais para receber a ajuda. O #Santaportal contribuiu para expandir a informação e ajudá-lo nesta batalha.

Em setembro também, o Santos viu o sonho do tetracampeonato da Copa Libertadores da América acabar, ao amargaruma derrota em plena Via Belmiro para o Barcelona de Guayaquil.

OUTUBRO
Duas personalidades de Santos, vítimas de câncer, partiram em outubro. Grande empreendedor da Cidade, o empresário Armênio Mendes faleceu aos 73 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo onde estava internado para tratar doença de câncer. Ovelório aconteceu em Santos. E também, o educador físico e ex-mordomo de Hebe Camargo morreu aos 68 anos .

No mês das bruxas, a cidade de Santos ganhou uma singularidade: a abertura do primeiro quiosque vegano do Brasil . Com um cardápio 100% livre de origem animal e com uma vista privilegiada, sem gastar tanto, a equipe do #Santaportal foi conferir de perto a novidade. O estabelecimento fica no Tropeço Lanches Veganos, localizado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, próximo ao canal 4.

Confundido com um bandido , Carlos Eduardo Ribeiro da Silva de 25 anos morreu após ser espancado ao entrar em uma comunidade em Cubatão. O rapaz era autista e, de acordo com os médicos que o assistiam, ele foi brutalmente agredido e não resistiu aos graves ferimentos.

No fim do mês, um caso gerou grande comoção em toda a Baixada Santista. Uma jovem de 18 anos e o seu sobrinho de 2 anos no colo foram atropelados enquanto atravessavam uma avenida. A ação foi cometida por um menor de idade que dirigia carro de luxo em alta velocidade. Os dois não resistiram aos ferimentos e morreram. A morte dos jovens gerou protestos, pedindo Justiça.

NOVEMBRO
O pró-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira, foi homenageado com o título de Cidadão de São Bernardo do Campo. O convite oficial foi feito pelo vice-prefeito da Cidade, Marcelo Lima, e pelo vereador Fran Silva, autor do projeto.

Uma loja especial: Quiosque da Ancorados é cheia de personalidade e determinação. Adriano Santana, de 24 anos e Vitória Medeiros, de 21, abriram um estabelecimento em forma de balcão que vende acessórios e vestuários super estilosos no Shopping Pátio Iporanga. Para a realização o casal teve que abrir mão do próprio carro.

Em situação inusitada, porém, nada tranquila. Um turista de São Paulo que passava férias em Bertioga sobreviveu após bala disparada durante assalto ficar presa em seu dente .

Já no morro do José Menino, um policial militar não teve a mesma sorte. Durante troca de tiros , ele foi atingido por bala perdida e o suspeito também foi atingido e morreu.

Também em Santos, mas no bairro Estuário, o corpo de um homem não identificado, de aproximadamente 50 aos, foi encontrado amarrado dentro de um carrinho de supermercado abandonado no meio da rua. O corpo, que apresentava diversos ferimentos, foi encontrado por moradores, que logo acionaram a Polícia Militar.

DEZEMBRO
O ano acabou sem sinal analógico, desde o dia 21 de dezembro as televisões de toda a Baixada Santista contam com transmissões digitais . Mas antes, a Santa Cecília TV fez uma ampla cobertura das eleições do Santos Futebol Clube, promovendo dois debates. No dia da eleição, a emissora cobriu ao vivo, durante todo o dia, as eleições . Quem levou a melhor foi José Carlos Peres com 1.851 votos. O novo mandatário irá comandar o Clube pelos próximos três anos. Já Marcelo Teixeira foi eleito pela primeira vez presidente do Conselho Deliberativo do Peixe.

Ainda no esporte, a primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica pela natação brasileira, Poliana Okimoto, anunciou oficialmente o fim de sua carreira como atleta, durante entrevista coletiva emocionante no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Em dezembro, nem todos têm o espírito natalino de generosidade e boas ações. Em um dos pontos turísticos que divide Santos e São Vicente, um jovem de 18 anos foi preso acusado de abusar de uma garota de 14 anos no Emissário Submarino . O mesmo homem já havia sido detido por agarrar uma mulher de 22 anos, mas foi liberado logo em seguida. Ambos os crimes aconteceram no mesmo lugar. O suspeito se chama Gabriel Diegues Pena e desta vez ficará preso e responderá pelo crime de estupro.

Outra situação foi o assalto que ocorreu na agência da Caixa Econômica Federal no Centro de Santos . Pelo menos 15 criminosos teriam participado da ação, depois que renderam os vigias e entraram pela garagem.

Já no penúltimo dia do ano, um policial militar apresentado foi morto, em São Vicente. O PM Danton Carvalho da Silva, de 59 anos, chegava a sua casa no bairro Jóquei Clube quando foi atingido por disparos nas costas. Ele foi socorrido e encaminhado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.