Novo presidente da Briosa vê time forte e acredita em briga pelo acesso na A-3: "Vamos incomodar"


40 dias atrás
Por: Rodrigo Martins/#Santaportal - Em 13/12/2017 às 07:54
Novo presidente da Briosa vê time forte e acredita em briga pelo acesso na A-3: "Vamos incomodar" Rodrigo Martins/#Santaportal

FUTEBOL - A Portuguesa Santista segue trabalhando firme pensando no Campeonato Paulista da Série A-3 do ano que vem. O presidente da Briosa, Emerson Coelho, esteve visitando o Sistema Santa Cecília de Comunicação e participou do Caderno Regional, da Santa Cecília TV, para falar sobre o planejamento do Clube para a próxima temporada. O mandatário rubro-verde também conversou com o #Santaportal .

Em entrevista exclusiva, Coelho falou sobre os primeiros desafios como presidente do Clube. “O planejamento foi feito da seguinte forma: nós começamos pela comissão técnica. Nós tínhamos uma base do time, do nosso elenco, que tinha ficado ainda da A-3. Ficamos com essa espinha dorsal da equipe, trouxemos o Sérgio Guedes para técnico e o Cassiano Carduz para gerente de futebol. O Sérgio, por sua vez, trouxe a comissão técnica que estava com ele no Rio Claro disputando a A-2 e a Copa Paulista também. Começamos a trazer alguns jogadores do sub-20, não para avaliação, mas para observar as necessidades do nosso elenco e poder completar. Também já fizemos algumas contratações, como o Rodriguinho (atacante ex-Fluminense e Santo André), o Diego Palhinha, dentre outros. Estamos montando o elenco todo”, disse.

Eleito em outubro, o presidente lembrou que outras equipes já começam a se planejar antes disso para a disputa da A-3, por isso a diretoria precisou acelerar o passo no planejamento para 2018. “O time está treinando há 13 dias ininterruptamente, sem folgas, porque sabíamos que já estava um pouco atrasado, até mesmo pelas eleições do Clube, que são realizadas em um momento um pouco ingrato para quem vai montar um time para o Campeonato Paulista do ano seguinte, ainda mais por causa da Copa do Mundo. Então, tudo acabou sendo adiantado. No meio disso tudo, tivemos também as comemorações do Centenário. Eu acabei sendo o presidente no momento em que o Clube fez 100 anos. Tivemos uma série de eventos, comemorações e homenagens”, comentou.

Emerson Coelho destacou que o foco inicial foi na manutenção de alguns atletas que já estavam em Ulrico Mursa. “Os jogadores que ficaram estão todos sob contrato. O Dema, o Erick Mamer, o Vinícius, o Pedrão, etc. O Washington pediu liberação, nós aceitamos e ele foi embora. Tem muita gente boa que ficou e vamos dar continuidade. Até porque, tínhamos essa ideia de manter uma espinha dorsal, para não se perder muito e não começar exatamente do zero. Essa era uma preocupação nossa também”, salientou.

Já sobre possíveis contratações visando fechar o elenco para a A-3, o dirigente revelou que as possibilidades estão sendo tratadas com calma. “Ainda estamos conversando. Nós vamos, inclusive, segurar até próximo do final do prazo para as inscrições, para caso tenhamos que repor alguma vaga por lesão ou até mesmo por questão técnica, a gente possa alterar”, ressaltou.

Indagado se haveria chance de alguns jogadores chegarem emprestados pelo Santos, o presidente não descartou a hipótese de conversar a respeito com o novo presidente do Peixe, José Carlos Peres. “É cedo, ainda não deu tempo de nada. Gostaria até de parabenizar o novo presidente do Santos, o José Carlos Peres. Desejo todo sucesso a ele. Agora, penso que tudo que for bom para o Santos e para a Portuguesa é ótimo. É bom para a Cidade também. Isso eu estendo a outros clubes. Futebol é negócio, se for bom para os dois, ou para qualquer outro time, a Portuguesa está de portas abertas para isso. Se for para nos ajudar e ajudar quem estiver conosco, está ótimo. Eu vejo isso com bons olhos, não tem problema nenhum nesse sentido”, declarou.

Otimista, o mandatário acredita que a Briosa entra forte, em busca do acesso para a Série A-2. “Foi um período de muito trabalho, mas pelo que eu tenho visto dentro da área do futebol, pelo que está acontecendo nos treinamentos, o trabalho tem sido muito bem feito. Tenho até me surpreendido em determinados momentos, porque achei que ainda iria demorar um pouco mais para dar “liga”. Porém, tanto eu quanto a comissão técnica, nós estamos conversando e estamos vendo que está tudo dando certo. A Portuguesa Santista está montando um time para incomodar no Paulistão da Série A-3, para brigar pelo acesso”, afirmou.

A estreia da equipe no Campeonato Paulista da Série A-3 será contra o Rio Preto, no dia 17 de janeiro. O local ainda não foi definido, pois os rubro-verdes foram punidos com a perda de mando de campo e não poderão realizar a partida em Ulrico Mursa.

CT da Portuguesa Santista
Acostumada a treinar em Ulrico Mursa, a Portuguesa Santista terá o seu próprio Centro de Treinamentos em breve. O espaço foi cedido por regime de comodato – inicialmente por dois anos, mas poderá ser prorrogado por mais tempo –, pelo Grupo Mendes. O equipamento será construído na Ponta da Praia, na área onde ficava o antigo Clube de Regatas Santista.

“Ainda está passando pela fase de aprovação da Prefeitura para que as obras tenham início. As obras devem começar no começo de janeiro e, provavelmente, deve ficar pronto no final de janeiro. É capaz que a gente possa treinar por lá no meio de fevereiro. Vamos ver ainda, se tudo der certo. Mais uma coisa que é da nossa gestão, são apenas dois meses, mas a gente conseguiu um local para treinar, junto com o parceiro, tendo um local para treinar. Em dois meses é muita coisa. As pessoas me perguntam: já vai ficar pronto? E eu falo que é preciso ter calma, porque nem dava tempo, não podíamos falar em nome da Portuguesa antes de sermos eleitos”, disse Coelho.

Gramado de Ulrico Mursa
Sem o CT pronto, a Briosa está tendo que treinar em campos emprestados por outros clubes. Isto porque, o gramado do Estádio Ulrico Mursa passou por uma total reformulação. “Nesses dois meses, eu tive que recuperar o gramado em 100%, porque não havia nem condição de aprovação para o Campeonato Paulista. Cheguei a ser advertido nesse sentido pela Federação Paulista de Futebol e começamos uma ampla reforma, que já está concluída. Agora é questão mesmo de tratamento para o campeonato. O próprio Sérgio (Guedes) não quer que a gente treine lá no momento justamente para que a gente comece o campeonato com o gramado em perfeitas condições”, ponderou o dirigente.

Enquanto isso, a Portuguesa Santista tem contado com a ajuda de parceiros para poder fazer a sua pré-temporada. “Estamos treinando em vários lugares, como no Portuários, no CT Meninos da Vila, que o Santos gentilmente está cedendo para a gente também, e em Cubatão. Cada dia estamos treinando em algum lugar. Somente a parte física que nós estamos fazendo no nosso Clube mesmo, na nossa área de academia”, explicou o presidente.

Nova Arena
Já sobre o projeto da Nova Arena, Emerson Coelho declarou que ainda não há uma previsão para que as obras saiam do papel. “Nós estamos em um ponto do projeto. O projeto é por fases, a primeira foi de associados e conselheiros, que escolheram entre os pré-projetos que foram apresentados (um pelo Santos Futebol Clube e outro pelo Grupo Mendes). Eles teriam que escolher entre dois e escolheram um (do Grupo Mendes). Agora, tanto para um quanto para o outro projeto, existe a questão deque uma parte do terreno não é nossa, ela é da União. O que foi combinado e ficou acertado com aquele responsável pelo projeto escolhido pela Portuguesa é que eles tentariam adquirir essas áreas. Passado isso, daríamos um passo a frente, que seria a assinatura final do projeto. Então, o ponto que está hoje é que as tratativas sobre as áreas continuam em Brasília, envolvendo a construtora e o governo federal. Estamos nesse ponto. Enquanto não se alinharem, o projeto para”, afirmou.

Parceria com a Santa Cecília TV
A Briosa e a Santa Cecília TV darão prosseguimento em 2018 a parceria que a emissora tem com os clubes da região. Além disso, novos planos dentro desta parceria estão sendo tratados pelas diretorias da Portuguesa Santista e do Sistema Santa Cecília de Comunicação.

“A Santa Cecília TV é muito importante para nós, uma emissora de tanto prestígio na região. A Santa Cecília TV sempre esteve ao lado da Portuguesa e fiquei muito feliz pela conversa que tivemos. Costumo dizer que gosto de trabalhar com pessoas entusiasmadas e foi o que encontrei. Essa parceria que se desenha não será apenas a transmissão dos jogos, queremos desenvolver mais coisas junto”, concluiu o mandatário.

Calendário