Equipe formada por Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto vence o Desafio Rei e Rainha do Mar


43 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 10/12/2017 às 12:33
Equipe formada por Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto vence o Desafio Rei e Rainha do Mar Reprodução/Facebook

NATAÇÃO – A equipe formada pelas atletas da Unisanta, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Fernando Ponte, venceu a nona edição do Desafio Rei e Rainha do Mar. O evento marcou a despedida de Poliana Okimoto, que anunciou sua aposentadoria.

Ana Marcela Cunha, que foi eleita a melhor atleta de maratonas aquáticas do mundo pela Fina pela quarta vez, esse ano, fez uma boa prova e foi fundamental para a vitória da equipe.

O desafio teve novidades esse ano. Os competidores foram divididos em quartetos mistos (África, Europa, Américas e Brasil com 2 atletas no masculino e 2 atletas no feminino) e um percurso com oito voltas. A mudança proporcionou que pela primeira vez, que Poliana e Ana Marcela Cunha, pudessem competir juntas em uma mesma equipe.

A largada teve início às 10h30, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A prova teve 400 metros de nado e 100 metros de corrida, sendo que cada atleta completaram o percurso duas vezes.

Na disputa, as duas equipes brasileiras e o time europeu se revezavam na ponta. Desempenho da Poliana foi importante para manter a equipe 1 na frente. Ana Marcela foi decisiva, ela parecia voar e conseguiu se manter a frente e com um sprint final, passou em primeiro pela linha de chegada. O time 2 do Brasil ficou em segundo, seguido pelo time Europeu, africano e, em quinto lugar, a equipe das Américas.

Poliana Okimoto
A atleta despediu-se do esporte profissional após 32 anos de carreira, no auge de sua capacidade técnica. Além de conquistar a primeira medalha olímpica feminina em desportos aquáticos (Rio de Janeiro 2016) e ser a primeira nadadora brasileira a ganhar uma medalha em Campeonatos Mundiais (Nápoles 2006), Poliana tem uma carreira repleta de títulos pioneiros, nacionais e internacionais.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, ganhou a primeira medalha do Brasil na competição. Em 2009, Poliana ganhou nove das 11 provas disputadas nas etapas da Copa do Mundo da FINA, sendo recorde em número de vitórias no mesmo ano e a primeira brasileira a vencer a competição. No mesmo Mundial, em Barcelona (2013), foi a primeira e única brasileira a ser campeã Mundial na prova olímpica dos 10km e também foi prata nos 5km e bronze na mesma distância por equipe. Em 2009 e 2013, Poliana foi eleita pela FINA como a Melhor Nadadora de Águas Abertas do Mundo.

Ainda neste ano, o nome de Poliana Okimoto passou a integrar o Hall da Fama das Maratonas Aquáticas, um reconhecimento mundial da International Marathon Swimming Hall of Fame (IMSHOF). Poliana é a primeira nadadora brasileira a ser incluída no grupo seleto de notáveis atletas de várias partes do mundo.

Calendário