Guarda Civil Municipal de Guarujá recebem treinamento para uso de arma de fogo


18 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 27/11/2017 às 11:43
Guarda Civil Municipal de Guarujá recebem treinamento para uso de arma de fogo Arquivo/#Santaportal

GUARUJÁ - Trinta e cinco guardas municipais estão participados de uma capacitação com profissionais di Centro de Formação em Segurança Urbana, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, na capital paulista, para uso de armas de fogo durante o serviço. Ao final da formação, os profissionais estarão aptos para portar revólveres e pistolas, durante o trabalho, a partir deste verão.

O uso de arma de fogo pela Guarda Civil Municipal (GCM) foi regulamentado na cidade pelo decreto 12.381/2017, assinado pelo prefeito de Guarujá, Válter Suman. Na ocasião, Suman pontuou que “a farda torna os guardas um alvo, e estamos trabalhando para que tenham melhores condições no exercício do ofício. O decreto é um passo importante nesse sentido”, disse o chefe do Executivo. O curso será finalizado no dia 11 de dezembro.

O documento estabelece critérios e condições para porte de arma de fogo pelos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). Para estar autorizado, o guarda deve comprovar a realização de um treinamento técnico de no mínimo 60 horas para porte de armas de repetição e 100 horas para semi-automáticas. Antes de serem encaminhados para a capacitação, os GCMs tiveram que passar por avaliações psicológicas para fins de porte de arma de fogo em período inferior a um ano. No final, 150 guardas participarão do curso.

Ele também será submetido à requalificação profissional, com no mínimo 80 horas por ano. O planejamento e a execução do treinamento serão de competência da Guarda Municipal.

O acordo para realização da capacitação foi entre na Secretaria de Defesa e Convivência Social de Guarujá e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana da Cidade de São Paulo.