Museu Pelé recebe exposição com inventos de Bartholomeu de Gusmão na terça


12 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 12/11/2017 às 14:04
Museu Pelé recebe exposição  com inventos de Bartholomeu de Gusmão na terça Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos

CULTURA - O Museu Pelé recebe na próxima terça-feira (14) a mostra sobre as invenções do santista Bartholomeu de Gusmão (1685-1724). Ao todo são 13 maquetes de autoria de João Inácio da Silva Filho, que integram a exposição.

Primeiro cientista das Américas e mais conhecido como padre voador, por ter inventado o aeróstato, o balão de ar quente, ele também criou o sistema de automação para drenar água dos porões, utilizado até hoje pelos navios, e o carneiro hidráulico, que bombeia água utilizando sua própria força. Esse, aliás, foi seu primeiro invento, quando tinha 14 anos, capaz de levar água a uma altura de 100 metros.

Bartholomeu de Gusmão, tido como o Avô da aviação, foi também responsável pela criação de códigos criptografados e de adaptações para melhorar a eficiência dos moinhos de vento, entre muitos outros inventos.

O público vai poder conferir o documento da Biblioteca Pública Municipal da Cidade do Porto (Portugal), que comprova ter sido o padre santista o primeiro cientista a acreditar na possibilidade de o homem voar, utilizando um balão de ar quente.

A mostra será aberta às 11 horas, com entrada gratuita. O Museu Pelé fica na Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo, em Santos.

Calendário