Pirlo confirma despedida do futebol e recebe homenagens


13 dias atrás
Por: ANSA - Em 06/11/2017 às 16:59
Pirlo confirma despedida do futebol e recebe homenagens Divulgação/Ansa

FUTEBOL - O ídolo italiano Andrea Pirlo, 38 anos, confirmou com uma postagem nas redes sociais que se aposentou dos gramados na derrota de sua atual equipe, o New York City, ocorrida neste domingo (5).

"Último jogo na MLS. Como meu tempo no NYFC chegou ao fim, eu quero deixar algumas palavras. Eu quero agradecer a todos pelo carinho e apoio que eles me mostraram nesta cidade incrível. Não foi apenas minha aventura em NY que chegou ao fim, mas minha jornada como jogador de futebol também", escreveu nesta segunda-feira (6), em uma longa postagem.

"Eu gostaria de agradecer a minha família e aos meus filhos pelo apoio e o amor que eles deram para mim, a cada time que eu tive a honra de jogar, cada colega que eu tive o prazer de jogar ao lado, todas as pessoas que fizeram a minha carreira ser incrível e, por último, mas não menos importante, todos os fãs que o mundo me deu e me apoiaram. Vocês sempre estarão em meu coração", concluiu.

Assim que Pirlo confirmou sua aposentadoria, inúmeros jogadores, técnicos e fãs usaram as redes sociais para homenagear o craque italiano. Um dos primeiros a se manifestar foi o goleiro da Juventus, Gianluigi Buffon, que afirmou que "quem jogou com Andrea entendeu o significado da palavra 'único'". "Campeão que alternou classe, elegância e humildade", escreveu o arqueiro no Twitter.

Recém-aposentado, o eterno "capitão" da Roma, Francesco Totti, também usou o Twitter para elogiar Pirlo e escreveu que "foi uma honra jogar com você e contra você, um campeão de classe imensa". A Juventus também usou as redes sociais para homenagear o italiano. "Um verdadeiro gênio do jogo bonito disputou sua última partida ontem. Foi uma honra compartilhar essa jornada com você. Grazie, Maestro", escreveu o clube, que ainda postou um vídeo com os melhores lances da carreira do jogador pelo time de Turim.

Já o Milan lembrou de todas as conquistas do jogador pelo clube em suas 10 temporadas.

A Uefa, em sua página em italiano no Twitter, postou um vídeo que relembrava a carreira do astro italiano. Já a Fifa, através da conta da Copa do Mundo, também homenageou o jogador escrevendo "classe, elegante e para sempre um vencedor da Copa do Mundo. Seu talento no campo será muito sentido. Feliz aposentadoria".

Carreira
Pirlo começou sua carreira em 1995, no pequeno Brescia, de onde saiu três anos depois para a Inter de Milão. Porém, com direito a dois empréstimos, ele foi vendido para o rival Milan e começou a criar uma carreira de sucesso no futebol.

Pelo rossonero, ele conquistou dois títulos do Campeonato Italiano (2003/2004 e 2014/2015), uma Copa da Itália (2002/2003), uma Supercopa (2004) e duas Liga dos Campeões da Europa (2002/2003 e 2006/2007).

Em 2011, ele trocou o time de Milão pela Juventus e conquistou mais quatro títulos do Campeonato Italiano em sequência (de 2011 a 2015). Há três anos, ele trocou Turim por Nova York, onde não conseguiu conquistar nenhum título. Entre os anos de 2002 e 2015, Pirlo também foi um gênio na seleção italiana, conquistando o Mundial de 2006.

Com 22 anos de carreira profissional, Pirlo chegou a quase 800 jogos e se tornou um dos maiores da história do futebol italiano.

Calendário