CET de Santos faz campanha aos motociclistas sobre o uso de viseira fechada


14 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 09/10/2017 às 12:17
CET de Santos faz campanha aos motociclistas sobre o uso de viseira fechada Divulgação / Prefeitura Municipal de Santos

SANTOS - A Companhia de Engenharia e Tráfego de Santos (CET-Santos) realiza essa semana uma campanha sobre a obrigatoriedade de manter a viseira do capacete fechada enquanto os motociclistas trafegam.

A ação acontece até sexta (13) nos principais cruzamentos da Cidade. A equipe do Programa de Educação para o Trânsito vai reforçar as dicas de segurança contidas no Manual do Motociclista que será entregue a cada condutor.

Até setembro de 2013, transitar com a viseira levantada era considerado, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), infração gravíssima e implicava na suspensão do direito de dirigir.

A Resolução 453/13 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) reclassificou a tipificação da prática para leve e penalizada com multa de R$ 88,38, além de três pontos na carteira de habilitação.

Pela mesma resolução, a prática não será considerada infração caso a moto esteja imobilizada, inclusive parada no sinal vermelho. Quando o veículo entrar em movimento, o dispositivo dever voltar a ser fechado/abaixado.As normas em relação ao uso de capacete/viseiras se aplicam tanto a condutores como passageiros.

Riscos
A função da viseira/óculos é proteger a região dos olhos. Um motociclista que trafegar a 70km/h, se atingido por algo (inseto, pedrinha, detritos etc), corre o risco de se machucar e até causar acidentes, já que, em reação instantânea, pode fechar os olhos e/ou levar uma das mãos ao rosto.

Entre as orientações, o Manual do Motociclista que será distribuído pela CET traz: “Use capacete sempre afivelado, com adesivo refletivo e certificado pelo Inmetro. O uso da viseira ou óculos de proteção é obrigatório”.