Claudia Matarazzo lota auditório da Unisanta com palestra que explica como viver bem na era digital


11 dias atrás
Por: Noelle Neves/Colaboradora - Em 06/10/2017 às 15:39
Claudia Matarazzo lota auditório da Unisanta com palestra que explica como viver bem na era digital Noelle Neves/Santaportal

UNISANTA - A tecnologia gera pressa, não é verdade? A facilidade e rapidez da internet acaba deixando as pessoas mais ansiosas, seja por esperar uma mensagem ou um e-mail, além de exigir que você esteja sempre “conectado” para acompanhar as principais notícias. Isso acaba tornando a tecnologia uma necessidade. Mas será que é possível viver bem nessa “era da pressa”? É isso que explicou a jornalista, consultora de etiqueta e autora de 18 livros sobre consultoria, Cláudia Matarazzo, ontem (5), em palestra realizada na Unisanta.

O Auditório do bloco E da universidade estava lotado de pais, alunos, professores e interessados no assunto. Mais de 600 pessoas estavam inscritas para assistir a palestra ‘Etiqueta e novas formas de conviver bem na era da pressa’. “Eu estou morrendo de medo desse público jovem, porque eles são muitos resistentes. Acham que não precisam desacelerar”, contou.

Cláudia, com sua presença marcante, interagiu com o público e conversou de forma descontraída sobre como manter a seriedade em um mundo onde emojis, as carinhas que expressam emoções, são tão populares; sobre a evolução tecnológica; sobre como desacelerar; resgatar os valores passados antigamente e a importância de manter o equilíbrio.

“Qual é o segredo? Temos que aprender a usar o freio. Nós não podemos competir com as máquinas, elas que tem que seguir nossa velocidade”, disse. Segundo a consultora, a tecnologia também pode ser uma vilã, porque ela é muito rápida e não é possível acompanhar, portanto priorizar é essência.

Durante o evento, foram sorteados cursos e livros online, ministrados por ela, através da parceria com o EaD Unisanta. A carga horária variava de 20 a 60 horas. Além disso, os 60 primeiros que comprassem cursos, receberiam um livro autografado. Josiane Rodrigues, de 24 anos, estavam animada e esperançosa desde o começo para ser sorteada e por sorte foi. “Eu vou pensar ainda na melhor opção, mas sei que quero algo que possa agregar na minha graduação”, contou.

“Fiquem uma hora por dia sem celular, sem tablet, sem computador. Nós vamos conseguir? Sim! Vai ser só você com o passarinho, com a árvore... As pessoas estão indo para academia com smartphone e não é possível fazer tudo ao mesmo tempo”, relembrou Claudia Matarazzo.

Sobre a palestrante
No início de sua trajetória como jornalista, Claudia trabalhou na Editora Abril, onde recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo. Em 1992, publicou o livro ‘Etiqueta sem Frescura’, o primeiro das 18 obras em que trata de Comportamento, Moda e Acessibilidade. Hoje, o Brasil ministrando palestras e workshops.

Em 2007, assumiu a Chefia do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, onde esteve à frente de recepções de Chefes de Estado, jantares oficiais e outros eventos do Governo de São Paulo até 2013. Coordenou, ainda, o MBA de Eventos e Cerimonial de Luxo na Universidade Roberto Miranda de Educação Corporativa, já tendo ministrado aulas em cursos de pós-graduação na FAAP e educação continuada da FGV de São Paulo.

Atualmente, colabora com os programas de TV "É De Casa" e "Mais Você", com Ana Maria Braga, ambos da Rede Globo. Além disso, ela ministra palestras e workshop em diversas empresas pelo país.