Com leucemia, médico de Santos precisa de doadores com sangue tipo O; Saiba como ajudar


17 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 08/09/2017 às 08:16
Com leucemia, médico de Santos precisa de doadores com sangue tipo O; Saiba como ajudar Reprodução

SOLIDARIEDADE - O médico Marcos Magário precisa de granulócitos, um componente do sangue que atua na defesa contra infecções. O neurocirurgião, que nasceu e atua em Santos, foi diagnosticado recentemente com a doença e faz diariamente transfusão de sangue em um hospital em São Paulo.

É possível doá-los através de um procedimento semelhante à doação de sangue, desde que o doador possua sangue O, positivo ou negativo.

Para tanto, é necessário tomar uma medicação 12 horas antes da doação, que consiste em um corticoide via oral e uma aplicação subcutânea de Granulokine para estimular a produção de mais granulócitos por parte do doador.

Se você puder ajudar, ou conhece alguém que o possa, entre em contato com o banco de sangue do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (0800-772 1227). Os interessados também podem falar com Thiago pelo telefone: (11) 94447-6570.

O banco de sangue do Hospital Alemão Oswaldo Cruz fica na Rua João Julião, nº 311, Bela Vista, em São Paulo. As doações podem ser feitas de segunda a sexta das 7h às 18h, e aos sábados das 8h às 15h (exceto feriados).

Requisitos para doação de sangue
- estar em boas condições de saúde;
- não estar em jejum. Caso tenha almoçado, aguardar no mínimo duas horas para doar. Se o alimento tiver sido muito gorduroso, aguardar no mínimo três horas;
- ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24horas;
- não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- não ter feito doação de sangue há menos de dois meses (homem) e há menos de três meses (mulher)
- ter peso mínimo de 50 kg (após descontar o peso das vestes e dos calçados);
- ter idade mínima entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Para candidatos sem doação prévia, o limite de idade é de 60 anos, 11 meses e 29 dias;
- candidatos com idade de 16 e 17 anos só poderão ser aceitos com consentimento formal dos responsáveis (clique aqui para imprimir o modelo padrão ), com presença dos mesmos e com documentos de identificação oficial. Se um dos responsáveis não puder estar presente, deverá ser trazido seu consentimento formal com firma reconhecida e cópia do documento de identificação;
- apresentar RG ou outro documento oficial com foto.

Calendário