Santa Cecília TV transmite hoje com exclusividade missa em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat


71 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 08/09/2017 às 10:57
Santa Cecília TV transmite hoje com exclusividade missa em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat Arquivo / Santaportal

PADROEIRA DE SANTOS - A missa campal em homenagem a Padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat está sendo transmitida ao vivo e com exclusividade pela Santa Cecília TV. Repórteres, produtores, cinegrafistas e equipe técnica estarão trazendo todas as informações aos telespectadores. Você pode acompanhar também pelo #Santaportal clicando aqui ou em nossa Fanpage no Facebook.

Este ano a consagração da cidade de Santos à Nossa Senhora do Monte Serrat vai ter uma novidade, a participação de Dom Giovanni D'Aniello, Núncio Apostólico do Brasil, que representará o Papa Francisco no ato religioso. Ele presidirá a missa campal que vai ser concelebrada por Dom Tarcísio Scaramussa e todo o clero de Santos, na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral, no Centro.

Após a missa, a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat segue em procissão até o Paço Municipal, onde vai haver a Renovação da Consagração da Cidade e, por fim, o retorno ao Santuário.

As celebrações começaram no dia 28 de agosto, quando a imagem da santa desceu o morro e ficou na Catedral, sendo reverenciada com missas diárias.

COMO NSRA DO MONTE SERRAT VIROU PADOREIRA DE SANTOS
Em 1614, durante a incursão de piratas holandeses à costa santista, boa parte da população de Santos, com medo, se refugiou no monte, onde havia a capela recém-construída pelo governador geral do estado do Brasil, D. Francisco de Souza, para a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat.

Segundo conta a história, o povo teria pedido proteção para Nossa Senhora. Logo depois, o caminho que era percorrido pelos corsários para alcançar a população refugiada desmoronou, resultando no soterramento da maioria dos invasores e a fuga do restante para os navios, que depois deixaram a região no dia seguinte. Em 1954, o Papa Pio XII confirmou o título de Patrona da Cidade de Santos para Nossa Senhora do Monte Serrat. Em 8 de setembro de 1955, o Cardeal Mota, de São Paulo, promoveu a coroação dela.

DEVOÇÃO ANTIGA
A história da santa começou muito antes, no século VI, na Espanha. A imagem dela, que teria sido levada por São Pedro, ficou escondida em uma caverna da montanha Monte Serrat durante a invasão dos mouros, no século 8, e só foi encontrada quase 200 anos depois por pastores da região. A partir daí foi ganhando vários fieis, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat no meio cristão.

Naquele período, o Brasil estava sob o domínio espanhol (1580-1640) e a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat havia ficado pronta havia pouco tempo. A data da construção é incerta, mas o período mais aceito por pesquisadores é a primeira década do século XVII. Nossa Senhora do Monte Serrat é a padroeira da Catalunha e nesse período foram erguidas capelas em sua homenagem em outros lugares do Brasil, como Salvador.

SANTA CECÍLIA TV
A Santa Cecília TV está disponível em digital no canal 352 da GVT, no 13 da NET, 52 UHF e 52.1 na TV Digital. É possível acompanhar a transmissão da emissora, em tempo real, pela internet no #Santaportal.

Calendário