Investimentos tecnológicos da Santa Cecília TV pretendem acabar com áreas de sombra na região


129 dias atrás
Por: Noelle Neves/Colaboradora - Em 07/08/2017 às 12:41
Investimentos tecnológicos da Santa Cecília TV pretendem acabar com áreas de sombra na região Noelle Neves/Santaportal

SANTA CECÍLIA - Uma reunião para apresentar os novos investimentos tecnológicos do Sistema Santa Cecília de Comunicação aos diretores, jornalistas e produtores dos programas da emissora foi realizada na manhã desta segunda-feira (7).

A Santa Cecília TV foi a primeira emissora da Baixada Santista a transmitir em HD, em 2010. Com o fim gradual do sistema analógico, a emissora investiu, entre 2010 e 2017, US$ 2 milhões (equivalente há mais de R$ 6 milhões) em ampliação do sinal HD e melhoria da cobertura na região. No sinal digital, a qualidade de imagem terá o dobro de definição e muito mais brilho.

Para serem realizadas tais melhorias, foi realizado um estudo baseado em um software de precisão, onde mostra o alcance do canal e ajuda a detectar as áreas sem sinal, as chamadas “áreas de sombra”.

“A Santa Cecília vem fazendo um trabalho de planejamento acompanhando a modernização e as exigências feitas para aperfeiçoar o nosso sinal, qualidade da imagem e áudio. Nós já teríamos o ganho natural através do sinal digital, mas quisemos mudar parte dos nossos transmissores, links e antenas e isso ajudará a solucionar problemas com alcance”, finaliza o pró-reitor administrativo da Unisanta e presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação Marcelo Teixeira.

Segundo o consultor técnico do estudo, Valdecir Menezes, será mantida a cobertura do analógico, com o aumento de alcance. “Em São Vicente, por exemplo, a maior parte da cidade tinha sinal. Com a chegada do HD, vamos fazer 100% da população ter acesso”, explica.

“Esse evento é importante, porque reúne os programas que compõe a nossa grade e discute os avanços que vão ser implementados em termos de tecnologia “, ressalta a reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Silvia Teixeira Penteado.

A presidente da Unisanta Lúcia Teixeira acredita que vai aumentar a interação com a qualidade do sinal digital e falaque há um constante investimento em tecnologia e em recursos humanos. “Esse diferencial ajudará na formação de novas gerações”, afirma.

O apresentador do programa Esporte por Esporte, Armando Gomes, reforça que com a modernização, a televisão ganha audiência e conceito, além elevar a um patamar nunca visto antes em 25 anos ( 20 com Santa Cecília TV e como Tv Litoral). Armando também está no Santaportal, com o blog do Manduca .

Até o final de 2018, a televisão analógica terá desligamento total. Para continuar assistindo a Santa Cecília TV, é preciso usar conversor ou antena. O canal passa a ser o 52.1

O Sistema Santa Cecília de Comunicação foi o que mais cresceu nos últimos anosna região. São 42 programas de televisão, que são transmitidos simultaneamente no Santaportal e estão disponíveis no canal de Youtube . Além disso, o aplicativo da Santa Cecília está disponível para download e permite o acesso a televisão e a rádio de qualquer lugar.