Ação do Coração é realizada na Praça Mauá, em Santos; Alunos da Unisanta participam do evento


82 dias atrás
Por: #Santaportal - Em 02/08/2017 às 10:57
Ação do Coração é realizada na Praça Mauá, em Santos; Alunos da Unisanta participam do evento Divulgação

SANTOS -A Ação do Coração 2017 acontece hoje (2), a partir do meio-dia, na Praça Mauá, em Santos. A Universidade Santa Cecília (Unisanta) marcará presença no evento com serviços especiais para os participantes.O evento acontece desde 2012, e entrou para o calendário oficial da cidade.

Na van odontológica da prefeitura, com alunos e professores do curso de Odontologia da Universidade, estará no local para orientações sobre escovação e fazendo exame clínico.

O evento, conhecido pelos milhares de corações de tecido destinados ao público, tem “Saúde, o coração em ação” como tema este ano e, em parceria com a Prefeitura, vai disponibilizar uma série de serviços de diagnóstico, prevenção e conscientização à população.

No local, haverá uma equipe da Secretaria de Saúde (SMS) oferecendo vacinação contra a gripe e prestando orientações sobre doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Hipertensão, diabetes e tabagismo (com teste de monóxido de carbono) também serão alvos de esclarecimentos.

Haverá também aferição de pressão arterial, além de distribuição de preservativos masculinos e femininos e informação sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Para reforço do combate ao Aedes aegypti – inseto transmissor de dengue, zika e chikungunya –, o grupo Doutores do Mosquito promoverá atividade lúdica sobre o assunto. Sessão de alongamento e performance do grupo Movimente-se, da SMS, completam a programação.

Doações
Além da tradicional distribuição de corações confeccionados, a edição deste ano da Ação do Coração conta com arrecadação de agasalhos, alimentos não perecíveis e brinquedos em bom estado. Os itens serão destinados a hospitais e entidades assistenciais de Santos, São Vicente e Vale do Ribeira.

O evento contará também com esquema especial para atendimento em saúde, com uma ambulância, uma moto do Samu e quatro profissionais de atendimento médico.